Home Economia Banco Central diz que bancos operam normalmente

Banco Central diz que bancos operam normalmente

0
0
Banco Central diz que bancos operam normalmente

A apagão cibernético global, provocado por uma falha na atualização de um software da Microsoft nesta sexta-feira, 19, não afetou as operações bancárias no Brasil, garantiu o Banco Central (BC).

“Os sistemas do Banco Central estão funcionando normalmente”, informou a assessoria de imprensa, em nota.

No entanto, o Bradesco informou que suas plataformas digitais, incluindo o aplicativo e o Internet Banking, foram afetadas pelo apagão.

“Em virtude de um apagão cibernético global que afeta várias empresas no mundo, os sistemas dos canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade nesta manhã”, afirmou o banco, em nota. “Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente.”

Mais cedo, o site Downdetector, que monitora problemas em tempo real de plataformas digitais, registrou reclamações em pelo menos outros três bancos: Banco Pan, Neon e Next.

Além disso, o Nubank relatou uma falha pontual nos canais de atendimento ao cliente, que resultou em um tempo de espera maior que o habitual.

Outras instituições bancárias, como Itaú, Banco do Brasil e Santander, afirmam que seus serviços operam normalmente.

Apagão mundial

A falha cibernética global desta sexta-feira está relacionada à CrowdStrike, uma empresa de segurança digital. O problema envolveu o sensor Falcon no sistema operacional Windows, e também afetou serviços bancários e de comunicação em vários países.

A CrowdStrike confirmou a existência de falhas no sistema operacional Windows, relacionadas ao sensor Falcon.

A empresa é conhecida por fornecer serviços de cibersegurança para grandes corporações globais. Ela é responsável por detectar falhas em sistemas digitais e prevenir ataques cibernéticos.

Informações indicam que o apagão teve origem nos sistemas da CrowdStrike que utilizam o sistema operacional Windows, da Microsoft.

Fonte: Oficial