Home Noticias Bebê sofre fratura durante parto e família declara falta de tratamento

Bebê sofre fratura durante parto e família declara falta de tratamento

1
0
Bebê sofre fratura durante parto e família declara falta de tratamento

São Paulo — Um bebê teve a clavícula esquerda fraturada durante o parto em um hospital de São Vicente, no litoral de São Paulo

A mãe, Glória Stefani Rodrigues dos Santos, de 25 anos, disse ter saído da unidade de saúde antes de receber alta médica por não receber assistência. As informações são do G1.

-- Anuncios Patrocinados --
Curso Automação sem Limites

Em nota enviada ao Metrópoles, a Prefeitura de São Vicente informou que o bebê nasceu na última segunda-feira (8/7), às 13h18, por parto normal na Maternidade Municipal, no Hospital São José.

De acordo com a prefeitura, na realização do procedimento “ocorreu uma distorcia no ombro, um problema mecânico que acontece durante o parto normal”. A prefeitura diz ainda que “a condição ocorre em 50% dos casos em partos feitos desta maneira”.

Glória chegou ao hospital na segunda-feira (8) com sete centímetros de dilatação e, aproximadamente três horas depois, iniciou o trabalho de parto.

A madrinha do bebê Noah, Larissa Baptista da Silva, de 23 anos, estava acompanhando a amiga e explicou que a parte abaixo do peito dele não estava saindo, então, a obstetra precisou usar a força.

Em seguida, ainda de acordo com a madrinha, Glória e o bebê foram para o quarto do hospital. Mas o bebê não parava de chorar e não mexia o braço esquerdo. Larissa então lembrou do momento do parto e pediu para a pediatra exames de raio-x. Segundo ela, a médica disse que o bebê tinha sofrido uma lesão, mas que seria curado, sem intervenção médica, em duas semanas.

Por conta da dor que o bebê estava sentindo, de acordo com relato da madrinha, Glória não conseguia amamentá-lo e Noah começou a perder peso. Por este motivo, o hospital não podia dar alta médica para a família.

Na quinta-feira (11), o pai do bebê foi até a delegacia de São Vicente e questionou o que poderia ser feito, já que o bebê não recebia tratamento, de acordo com a família. Os policiais disseram que eles poderiam ir embora do hospital, sem alta médica.

Eles saíram da unidade de saúde e, no mesmo dia, o bebê foi atendido por um ortopedista em um pronto-socorro no bairro Jardim Rio Branco. Lá, o médico confirmou a fratura na clavícula de Noah (na imagem em destaque) e imobilizou a região com uma tala.

Noah se recupera em casa e já recebeu um encaminhamento para um ortopedista pediátrico.

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de São Vicente informou ao Metrópoles que o pedido de exame raio-X do bebê foi imediato. De acordo com o município, “assim que foi levantada a hipótese da condição, foi realizado o raio-X, no qual foi constatada a fratura”. 

Segundo a nota, a Secretaria da Saúde (Sesau) ressaltou que “durante o parto, uma pediatra acompanhou todo o procedimento, informando posteriormente aos pais sobre o ocorrido e a necessidade de um tratamento ambulatorial”. 

“Mesmo com essas informações, os pais evadiram-se do hospital, após todas as explicações da necessidade de manter a internação pela equipe”, disse a Prefeitura.

A Sesau informou, ainda, que “está à disposição dos pais para o tratamento do recém-nascido e para prestar toda a assistência à família”.

Fonte: Oficial