Um bicho-preguiça foi resgatado ao tentar entrar neste domingo (27/7) em uma casa no bairro do Sumaré, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. O animal ficou preso entre a tela de proteção e a janela. A Polícia Militar Ambiental precisou ser chamada.
Segundo a PM, o bicho-preguiça não tinha ferimentos e aparentava estar em boas condições.
Uma equipe de policiamento ambiental foi até a casa e retirou o animal da janela. Posteriormente, a preguiça passou pela avaliação de saúde e foi levada até uma área do Parque Estadual da Serra do Mar, onde foi reintegrada à natureza.
Segundo a PM, é necessário acionar órgãos competentes sempre que se deparar na área urbana com animais silvestres. A corporação alerta que as tentativas de resgate por conta própria podem acabar prejudicando tanto o animal quanto a própria pessoa.
Bertioga
A preguiça de Caraguatatuba não foi a única resgatada nessa semana pelas autoridades ambientais. Em Bertioga (SP), um animal ficou preso em um portal residencial e também foi retirado, após um chamado do morador.
O Departamento de Operações Ambientais da prefeitura local afirmou, assim como a PM, que o resgate só pode ser feito por pessoal especializado.
A presença de animais silvestres em área urbana é relacionada ao avanço das construções sobre locais originalmente de mata.
Fonte: www.metropoles.com