São Paulo — Após a mais recente pesquisa do Instituto Datafolha indicar empate técnico entre o deputado Guilherme Boulos (PSol), o influenciador Pablo Marçal (PRTB) e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) na disputa pela Prefeitura da capital, o psolista se disse o “único” capaz de frear o avanço do bolsonarismo na cidade.
A pesquisa, publicada nesta quinta-feira (22/8), mostra Boulos numericamente à frente, com 23% da intenção dos votos, empatado com Marçal (21%) e Nunes (19%) na margem de erro, que é de três pontos percentuais.
Marçal foi o candidato que apresentou maior crescimento em relação ao Datafolha anterior, há duas semanas, e subiu sete pontos, ultrapassando Nunes numericamente – o prefeito caiu quatro pontos. Já o psolista oscilou um ponto para cima.
“A nova pesquisa Datafolha reitera a liderança de Guilherme Boulos, com um eleitorado muito consolidado. Também reforça que a cidade quer mudança e não está satisfeita com o atual prefeito, sentimento refletido pela queda da avaliação da gestão de Ricardo Nunes pela segunda pesquisa consecutiva do instituto. Além disso, somos a candidatura capaz de enfrentar o avanço do bolsonarismo na cidade de São Paulo, representado tanto por Nunes quanto por Pablo Marçal”, disse Boulos em nota.
Para aliados do psolista que integram a campanha, o resultado é favorável a Boulos porque indica que Marçal pode estar tirando votos de Nunes, em especial do eleitorado bolsonarista. O influenciador lidera as intenções de votos entre os evangélicos, público para o qual Boulos tem acenado em busca de votos. O psolista terá um encontro com fiéis na próxima segunda-feira (26/8).
Boulos e Marçal também lideram a rejeição na capital, juntamente com o apresentador José Luiz Datena (PSDB).
O Datafolha entrevistou 1.204 eleitores presencialmente entre os dias 20 e 22 de agosto. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o Protocolo SP-08344/2024.
Fonte: Oficial