Home Economia Brookfield vai vender participações em shoppings por R$ 3 bilhões

Brookfield vai vender participações em shoppings por R$ 3 bilhões

1
0
Shopping Pátio Paulista

O Brookfield Asset Management, fundo de investimentos canadense, deve vender as suas participações nos shoppings Pátio Paulista e Pátio Higienópolis, por R$ 3 bilhões. Ambas as unidades estão localizadas em regiões nobres de São Paulo. Recentemente, o grupo vendeu a sua fatia no Shopping RioSul (Rio de Janeiro) por R$ 1 bilhão.

Shopping Pátio Paulista | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Shopping Pátio Higienópolis | Foto: Reprodução/Wikipedia

Acredita-se que o negócio pelas unidades paulistas gire em torno dos R$ 2,5 bilhões e R$ 3 bilhões. A cifra pode aumentar a depender do tamanho da concorrência. O portal de notícias Brazil Journal divulgou a informação.

Dentre os interessados na aquisição, destacam-se as administradoras:

  • Allos;
  • Iguatemi;
  • Multiplan; e
  • Ancar.

Os bancos Bradesco BBI e o BTG Pactual vão conduzir o processo de venda. As companhias também lideraram a saída do Brookfield do RioSul.

As propostas não vinculantes (indicativas de preços) devem ser enviadas até a próxima semana. As ofertas mais consolidadas vão ficar para mais adiantes.

Conheça os concorrentes do Brookfield

A administradora Iguatemi já tem participação minoritária no Pátio Higienópolis. Essa presença pode ser usada em uma eventual disputa com a concorrência pelas participações do Brookfield.

A Allos também é uma gestora presente no mercado. A empresa volta para as negociações em São Paulo depois de não conseguir comprar a parte do fundo canadense no RioSul.

Segundo analistas do segmentos, outras empresas que podem entrar na corrida pelos ativos do Brookfield são:

  • XP Malls;
  • Vinci Shopping Centers;
  • Hedge Brasil Shoppings; e
  • BB Malls.

Apesar das controladoras individuais mirarem o negócio bilionário, é possível que os grupos se unam em consórcios para poder adquirir a fatia do fundo. A estratégia, no entanto, deve passar pelo crivo dos sócios de cada um dos shoppings, que têm direito de preferência na futura aquisição.

Pátio Paulista e Pátio Higienópolis geram receitas bilionárias

A inauguração do Shopping Pátio Paulista ocorreu em 1989. A unidade está localizada perto da Avenida Paulista, uma das principais artérias econômicas do Brasil.

A estrutura acomoda 240 lojas, 1,7 mil vagas de estacionamento e está perto de estações Paraíso e Vergueiro do Metrô. A receita para 2024 está estimada em R$ 1,5 bilhão.

O Pátio Higienópolis, por sua vez, inaugurou em 1999 e tem 260 lojas. O shopping tem 1,4 mil vagas de estacionamento e deve gerar uma receita de R$ 1,5 bilhão neste ano.

Fonte: Oficial