A BYD é a primeira marca com presença no Brasil a oferecer carros elétricos com condições especiais de compra para pessoas com deficiência (PCD) no país. Assim, o Dolphin Mini pode ser adquirido por R$ 99.800, na versão de quatro lugares exclusivamente na cor preta, e R$ 101.800 na versão de cinco lugares, em todas as cores disponíveis.
Além disso, os modelos contam com a oferta de um carregador wallbox grátis, um benefício para garantir a tranquilidade de poder carregar os veículos 100% elétricos em casa. De acordo com a empresa, a ação faz com que a “eletrificação seja realmente abrangente para a população brasileira”.
Os carros podem ser adquiridos em qualquer uma das 120 concessionárias BYD espalhadas pelo Brasil.
“Construir sonhos é incluir todo mundo. A BYD é uma marca que está constantemente investindo em popularizar os carros elétricos no Brasil e tornar acessível a mobilidade sustentável. Esta é mais uma conquista que a marca traz ao país, pensando sempre nos consumidores”, afirma Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD do Brasil.
Sucesso de vendas
Lançado no final de fevereiro de 2024, o Dolphin Mini foi o modelo 100% elétrico mais vendido no mês de julho de 2024. No acumulado do ano, é o segundo carro 100% elétrico mais vendido do Brasil, mas se aproxima de ultrapassar o Dolphin GS, que ocupa a primeira posição no ranking. Com pouco mais de 10,5 mil emplacamentos no ano, o carro também está entre os 10 hatches mais vendidos do Brasil, entre todas as marcas.
O modelo tem a melhor eficiência energética do país, com 0,41 MJ/km, segundo os dados do Inmetro. O desempenho também surpreende. O carro conta com um motor elétrico com 75 cv de potência e 135 Nm de torque máximo. A bateria, com capacidade de 38,8 kWh, fornece energia para uma autonomia de 280 km, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro.
No quesito segurança, o carro conta com seis airbags, freios a disco nas 4 rodas e uma estrutura composta por 61% de aço. Com 3,78 m de comprimento, 1,71 m de largura, 1,58 m de altura e 2,50 m de entre-eixos, o veículo garante mais conforto e espaço aos ocupantes na categoria de sub-compactos.
Isenções e descontos para PCD
Para comprar um carro com isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e/ou IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), é preciso solicitar autorização à Receita Federal.
Pessoas com deficiência física, visual, auditiva, mental severa ou profunda, ou transtorno do espectro autista podem obter a isenção de IPI, para um único carro, a cada três anos. Motoristas profissionais (taxistas) podem solicitar a isenção a cada dois anos.
A Receita Federal concedeu, em 2023, cerca de 570 mil isenções de IPI para a aquisição de carros por pessoas com deficiência no Brasil, um aumento de 23% em relação ao ano anterior. No entanto, ainda não havia a possibilidade de aquisição de veículos elétricos.
Ainda é possível conseguir descontos de IPVA e ICMS junto ao Detran de cada estado.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.
Fonte: Oficial