A avaliação dos passageiros em relação à qualidade do serviço prestado na Linha 9-Esmeralda, em São Paulo, caiu em todos os quesitos na última pesquisa realizada pela ViaMobilidade, em abril deste ano. O levantamento é realizado a cada seis meses e faz parte das obrigações contratuais da concessionária.
O Índice Geral de Satisfação do Usuário (IGS) caiu de 57 pontos, em outubro de 2024, para 53,1 pontos, em abril.
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Os indicadores que tiveram a maiores quedas foram acessibilidade (10,6 pontos percentuais), segurança Operacional (6,1), confiabilidade (5,4) e segurança pública (5).
Com relação à acessibilidade, os itens avaliados foram: disponibilidade de equipamentos para facilitar o deslocamento dos passageiros preferenciais; atuação dos empregados no atendimento preferencial às pessoas com deficiência; existência de piso tátil nas estações.
Linha 8-Diamante
Já na Linha 8-Diamante, também concedida à ViaMobilidade, os indicadores melhoraram de forma geral, com a melhor pontuação da série histórica, passando de 55,5 para 62,9 (aumento de 7,4 pontos).
Na contramão da 9-Esmeralda, acessibilidade foi justamente o quesito com o maior aumento (14,4 pontos percentuais), seguido de informação ao usuário (10,5); segurança operacional (9,3); atendimento ao usuário (7,4); segurança pública (6,7); conforto (6,2); confiabilidade (5,7); rapidez (5,6).
Perfis
A pesquisa, realizada em abril, traz também dados sobre o perfil dos passageiros e as diferenças entre as linhas 9 e 8.
O nível socioeconômico da linha 9 é mais elevado do que aquele registrado pela pesquisa na 8.
A linha que percorre a margem direita do Rio Pinheiros e passa por bairros bem desenvolvidos das zonas oeste e sul da capital paulista tem 38,2% de seus passageiros com renda superior a R$ 5.000, ante 28,5% da linha 8.
Os números também mostram que quase a metade dos passageiros da Linha 9-Esmeralda (47,6%) têm superior completo ou incompleto, ante 34% da 8-Diamante
Em gestões passadas, antes da concessão, a 9-Esmeralda já foi considerada pelo governo estadual como uma espécie de “metrô de superfície”.
A pesquisa foi realizada pela Atlas Intel na 9-Esmeralda entre 4 e 10 de abril, com 1.220 passageiros e tem margem de erro de 3 pontos percentuais.
Na Linha 8-Diamante, o levantamento foi realizado pelo mesmo instituto e em igual período, mas ouviu 1.315 pessoas.
O que diz a ViaMobilidade
A ViaMobilidade afirma que investe em melhorias para os clientes. Segundo a concessionária, mais de 60 % dos passageiros da Linha 9-Esmeralda classificam o serviço como bom ou muito bom.
“Esse índice é reflexo de obras que revitalizaram estações estratégicas como Grajaú, Jurubatuba, Socorro, Santo Amaro e Cidade Universitária, além da implantação de um novo Centro de Controle Operacional e de uma Oficina de Truques que aumentam a agilidade e a eficiência da operação diária”, diz, em nota.
A concessionária afirma que executa um plano de modernização da sinalização, com investimento superior a R$ 1 bilhão, que permitirá a redução de intervalos entre trens e tornará a circulação ainda mais fluida.
Sobre a Linha 8-Diamante, a concessionária diz que os resultados refletem “um momento importante de transformação, impulsionado por um pacote robusto e recente de modernizações estruturais e operacionais, cujos efeitos já são percebidos no dia a dia dos passageiros”.
Fonte: www.metropoles.com