Uma frota de caminhões Xcient Fuel Cell, da Hyundai Motor Company, movida a hidrogênio, percorreu mais de 10 milhões de quilômetros em distância de condução acumulada na Suíça. O feito foi alcançado em três anos e oito meses, desde o início da operação, em outubro de 2020. Atualmente, a frota conta com 48 unidades do caminhão da Hyundai.
Segundo a empresa, o modelo é alimentado por dois sistemas de célula de combustível de 90 kW, o que resulta em potência total de 180 kW, e um motor elétrico de 350 kW, proporcionando uma autonomia máxima de mais de 400 quilômetros.
Como efeito de comparação, uma frota de caminhões a diesel comum, percorrendo os mesmos 10 milhões de quilômetros, teria emitido aproximadamente 6.300 toneladas de dióxido de carbono (CO2). Com o caminhão elétrico Xcient Fuel Cell, estima-se que a redução nas emissões seja equivalente à quantidade de carbono absorvida anualmente por cerca de 700 mil pinheiros.
Hidrogênio Verde
Segundo a Hyundai, todos os caminhões pesados Xcient Fuel Cell que operam na Suíça utilizam apenas “hidrogênio verde”, que não emite carbono durante o processo de produção, e contribuem para a criação de uma cadeia de valor de hidrogénio amigável ao meio ambiente na Europa.
O recorde também desempenha um papel significativo no avanço da tecnologia do sistema de célula de combustível de hidrogênio. Ao analisar os dados do veículo sobre quilometragem, consumo de hidrogênio e desempenho da pilha de combustível coletados, a Hyundai pretende melhorar continuamente sua tecnologia de célula de combustível de hidrogênio e aplicá-la a vários tipos de veículos no futuro.
O caminhão Xcient Fuel Cell da Hyundai opera em 10 países atualmente: Estados Unidos, Suíça, Alemanha, França, Holanda, Nova Zelândia, Coreia, Israel, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
No Brasil, há, em andamento, um projeto de pesquisa e desenvolvimento no Estado de São Paulo, com uma estação experimental de hidrogênio renovável com etanol, desenvolvido na Cidade Universitária da USP, em parceria firmada entre o governo público e a iniciativa privada.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.
Fonte: Oficial