São Paulo — Em comemoração aos 70 anos da Catedral da Sé, no centro da capital paulista, nesta quinta-feira (5/9), a Arquidiocese de São Paulo promove uma programação especial com uma missa solene presidida pelo Arcebispo do estado, o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer. O evento acontece às 12h e é aberto ao público.
Além da missa, há uma exposição fotográfica no interior da Catedral, chamada “Sé: Catedral, Praça e Marco”, em cartaz até 17 de novembro, com visitação das 10h às 17h.
As 115 fotografias acompanham as mudanças na Praça da Sé ao longo de mais de 160 anos e refletem a expansão da própria cidade de São Paulo. A imagem mais antiga data de 1862 e mostra como era o então Largo da Sé, no centro da capital.
Em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura, também estão previstas até dezembro iniciativas culturais e apresentações musicais gratuitas em comemoração aos 70 anos da catedral.
A primeira atividade será no Festival Revelando SP, de 12 e 15 de setembro, no Parque da Água Branca, na zona oeste de São Paulo, onde haverá uma exposição que incluirá objetos que pertenceram à antiga Sé, que fazem parte do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Catedral da Sé
Patrimônio histórico, a Catedral da Sé é a igreja-mãe da Arquidiocese de São Paulo. Localizada no marco zero da cidade, a catedral foi inaugurada, ainda que parcialmente concluída, em 25 de janeiro de 1954, na comemoração do quarto centenário da capital paulista.
O que se comemora neste 5 de setembro é o aniversário da dedicação da Catedral Metropolitana de São Paulo, uma cerimônia solene na qual o espaço é consagrado e dedicado ao culto divino, também em 1954.
“A princípio, a inauguração da nova catedral estava prevista para 1922, durante a comemoração do centenário da Independência do Brasil. Porém, devido à falta de verbas e a ocorrência das duas grandes guerras mundiais, que atrapalharam as importações dos materiais de construção, a Catedral foi inaugurada em 25 de janeiro de 1954”, explicou a Arquidiocese de São Paulo.
Mas a sua história remonta a 1591, quando a igreja matriz da Vila de São Paulo do Campo foi instalada no local, escolhido pelo cacique Tibiriçá. Ao longo dos séculos, a catedral evoluiu, culminando hoje na estrutura neogótica construída entre 1913 e 1954, com o projeto de Maximilian Emil Hehl.
A catedral é a mais alta igreja de São Paulo, com 111 metros de comprimento, 46 de largura e 65 de altura, com exceção das duas torres, que medem 92 metros.
Missas são celebradas no santuário de segunda a sábado, sempre às 12h. Aos domingos, são três por dia: às 9h, 11h e 16h, totalizando 9 celebrações semanais.
Serviço:
Programação solene
Data: quinta-feira (5/9)
Local: Catedral da Sé – Praça da Sé, centro de SP
11h15: Entrada pontifical solene do cardeal Dom Odilo Pedro Scherer
11h30: Oração da hora média com o cabido metropolitano e bispos auxiliares
12h: Missa solene presidida pelo cardeal Dom Odilo Pedro Scherer
16h: Oração das vésperas
Exposição “Sé: Catedral, Praça e Marco”
Data: até 17/9
Local: Catedral da Sé – Praça da Sé, centro de SP
Horário: 10h às 17h
Festival Revelando SP
Data: de 12 a 15/9
Local: Parque da Água Branca – Av Francisco Matarazzo, 455
Horário: a partir das 10h
Site: Revelando SP
Fonte: Oficial