São Paulo – Com o objetivo de dobrar sua bancada na Câmara Municipal da capital, o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, apresentou 55 candidatos a vereador com nomes que vão de influenciadores a atletas.
Na ata da convenção partidária entregue à Justiça Eleitoral na segunda-feira (22/7), que confirmou a candidatura do Coronel Mello Araújo a vice na chapa do prefeito Ricardo Nunes (MDB), o PL lista nomes de expressão nas redes como os de Zoe Martínez, Lucas Pavanato e Adam Maamari.
Os três são ex-comentaristas de política – Zoe e Lucas passaram pela da Jovem Pan –, contam com mais de 1 milhão de seguidores do Instagram e são vistos como potenciais puxadores de votos nestas eleições, sobretudo pelo apelo que possuem junto ao eleitorado bolsonarista.
O PL também lançou as candidaturas de Felipe Sertanejo, ex-lutador de MMA no UFC e ex-participante do reality A Fazenda, e da jogadora de vôlei Tandara Caixeta, que foi campeã olímpica em 2012, mas está impedida de jogar profissionalmente até 2025 após ter sido flagrada em um exame antidoping nos Jogos Olímpicos de 2021.
Outro candidato a vereador pelo partido é Hanna Garib, conhecido por ter chefiado a “Máfia dos Fiscais”, esquema que cobrava propinas de ambulantes ilegais no centro da cidade entre 1993 e 1999.
Garib foi vereador e deputado estadual, e teve o mandato como deputado cassado pela atuação no esquema, que lhe rendeu uma condenação a 20 anos de prisão. No entanto, ele recorreu em liberdade e disputou as eleições à Câmara Municipal novamente em 2016, sem êxito.
Vereadores do PL
A meta de eleger ao menos 10 vereadores foi colocada em reuniões pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.
O partido elegeu dois parlamentares em 2020, antes de Bolsonaro se filiar à sigla, mas viu a bancada duplicar na janela partidária deste ano, já na esteira do bolsonarismo e da debandada tucana.
Atualmente, a bancada do PL tem cinco vereadores: Sonaira Fernandes, Isac Felix, Gilberto Nascimento Jr, Rute Costa e Fernando Holiday. Apenas Holiday não se candidatou à reeleição neste ano.
Fonte: Oficial