Uma cidade no interior de São Paulo lidera o Ranking do Saneamento de 2025, elaborado pelo Instituto Trata Brasil (ITB) e divulgado nessa terça-feira (15/7). Dentre as 100 cidades mais populosas analisadas, Campinas aparece como a que possui melhor saneamento básico em todo o Brasil.
O ranking é composto por três dimensões: nível de atendimento, melhoria de atendimento e nível de eficiência. Campinas, com mais de 1 milhão de habitantes, lidera no topo da lista. Em segundo lugar está a cidade de Limeira, também no interior paulista, com um dos melhores indíces em todo o país.
Leia também
-
São Paulo
Veja quem são os 3 médicos de SP na lista dos mais influentes do mundo
-
São Paulo
25 de Março, citada em investigação de Trump, é dominada por chineses
-
São Paulo
Atacado por abelhas, operário morre após cair de plataforma de 6m
-
São Paulo
Aeroporto de Viracopos inicia vacinação de trabalhadores e passageiros
No total, o Estado de São Paulo tem a maior quantidade de cidades consideradas bem colocadas na lista: dentre as 20, nove delas são paulistas. A capital, no entanto, está na 15ª posição, uma queda em relação à edição passada, quando ocupava o 9º lugar. O ranking também revelou que o investimento médio em saneamento é de R$ 198,87 por habitante, abaixo do valor necessário para a universalização do serviço, de R$ 223,82.
Para a presidente executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Siewert Pretto, a edição atual do estudo mostra que o tratamento de esgoto é um dos maiores desafios para as cidades brasileiras. “É imprescindível trazer o saneamento para o centro das discussões dos prefeitos e prefeitas de todo o Brasil e priorizá-lo nas políticas públicas”.
Confira os 20 melhores municípios no Ranking do Saneamento:
- Campinas (SP)
- Limeira (SP)
- Niterói (RJ)
- São José do Rio Preto (SP)
- Franca (SP)
- Aparecida de Goiânia (GO)
- Goiânia (GO)
- Santos (SP)
- Uberaba (MG)
- Foz do Iguaçu (PR)
- Uberlândia (MG)
- Jundiaí (SP)
- Ponta Grossa (PR)
- Maringá (PR)
- São Paulo (SP)
- Montes Claros (MG)
- Taubaté (SP)
- Curitiba (PR)
- Londrina (PR)
- Praia Grande (SP)
Entre os 20 piores está o município de Bauru, a cerca de 320 quilômetros da capital paulista. Apesar disso, essa é a única paulista entre as últimas colocadas no ranking.
Saneamento básico no Brasil
Para produzir o ranking, o ITB utiliza os indicadores mais recentes do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa) publicado pelo Ministério das Cidades. O monitoramento acontece desde 2009, com objetivo de “dar luz a um problema histórico vivido pelo país”.
A falta de acesso à água potável impacta 16,9% dos brasileiros e 44,8% deles não possuem coleta de esgoto, refletindo em problemas de saúde mais recorrentes, afetando na produtividade do trabalho, na valorização imobiliária e na qualidade de vida geral da população.
Fonte: www.metropoles.com