A forte ventania de 85 km/h que atingiu Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, nessa segunda-feira (28/7), arrastando mesas para o mar em uma das praias do município, também causou estragos pela cidade. Houveram casas, comércios, escolas e prédios públicos destelhados, queda de árvores, interdições de vias, rompimento de fiações elétricas e danos imóveis. Não houve registro de vítimas.
Nesta terça-feira (29/7), a prefeitura da cidade mobilizou equipes para retirar as árvores e realizar a limpeza dos locais atingidos. Alguns serviços foram paralisados e outros foram retomados ao longo do dia.
A concessionária EDP Bandeirantes informou que 90% dos clientes afetados pelo ciclone extratropical tiveram o fornecimento de energia elétrica restabelecido até a manhã desta terça. Reparos estão sendo feitos nos locais de ocorrências mais complexas, onde houve queda de árvores e/ou galhos sobre a rede elétrica.
Equipes de outras regiões foram mobilizadas para reforçar os trabalhos. As ações estão sendo realizadas em parceria com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e órgãos municipais.
Educação
As aulas foram suspensas em todas as escolas da rede municipal de ensino, que conta com 63 unidades. Umas das mais afetadas pelos fortes ventos foram EMEI/EMEF Professor João Baptista Gardelin, Ciase “Wilson Francisco Valente”, EMEF Professor Oswaldo Ferreira, EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, EMEI Maria de Lourdes Lucarelli Perez e EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares.
Dentre os prejuízos, foram registrados danos em telhados, salas de aulas, pátios, corredores, quadras, portões e em áreas internas das escolas.
Saúde
Segundo a Secretaria de Saúde, a maior parte das unidades do município retomou o atendimento ao público na tarde desta terça. Algumas ainda estão enfrentando instabilidade no acesso à internet, podendo gerar lentidão nos atendimentos. A UBS do bairro Jetuba segue com atendimento suspenso, devido à queda de uma árvore que comprometeu o fornecimento de energia elétrica no local. As três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) nas regiões norte, sul e centro estão em operação para casos de urgência.
Parques
Os parques Natural Municipal do Juqueriquerê e Viveiro Municipal ficarão fechados ao longo desta semana para manutenção e limpeza. Haverá também trabalho de limpeza do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e na piscina do Jetuba.
Vento de 85 km/h
Vídeo que circula nas redes sociais mostra a força do vento que atingiu Caraguatatuba na segunda-feira, carregando mesas para o mar. De acordo com informações da Defesa Civil, a ventania chegou a 85 km/h no litoral norte. Veja:
A Prefeitura de Caraguatatuba informou, em nota, que foram registradas quedas de árvores, destelhamentos, rompimento de fiações elétricas e danos em imóveis, em todo o município. Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Públicos já atuam em diversos pontos para reestabelecer a segurança.
A nota também recomenda que a população evite circular nas áreas afetadas até a liberação completa das vias e que não estacione veículos próximo de árvores.
Fonte: www.metropoles.com