Home Saúde Cirurgia que muda a cor do olho só é indicada para pessoas...

Cirurgia que muda a cor do olho só é indicada para pessoas cegas; saiba os riscos

0
0
Cirurgia que muda a cor do olho só é indicada para pessoas cegas; saiba os riscos

A recente popularização da chamada ceratopigmentação procedimento que altera a cor dos olhos por meio da pigmentação da córnea acendeu um alerta entre médicos e especialistas da área. Utilizada com fins estéticos por figuras públicas como Andressa Urach e Maya Massafera, a técnica tem sido amplamente criticada por oftalmologistas por representar riscos severos à saúde ocular.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) emitiu uma nota oficial alertando a população sobre os perigos desse tipo de intervenção. “A população brasileira tem sido impactada nas redes sociais por pessoas que relatam ter se submetido a esse procedimento, também conhecido como ‘tatuagem da córnea’, com finalidade meramente estética”, declarou o órgão em comunicado.

“No entanto, essa ceratopigmentação não é reconhecida como uma prática segura em olhos saudáveis, podendo causar complicações e até perda visual severa”, afirma a entidade, reiterando que o uso com finalidade estética não é recomendado em hipótese alguma.

Entre os riscos associados estão inflamações graves, infecções resistentes, lesões na córnea — que podem inclusive levar à perfuração ocular —, além de aumento da pressão intraocular e comprometimento visual. O CBO destaca ainda que a alteração da córnea dificulta exames e futuras cirurgias, como a de catarata.

“Pacientes que já utilizaram a técnica relatam dificuldade de enxergar, dor nos olhos, ardência, sensação de areia, aversão à luz e lacrimejamento persistentes. Todas essas situações podem levar à redução da visão do paciente, seja na periferia ou no centro da visão, podendo evoluir para a cegueira.”