Deflagrada nesta quinta-feira (27/11) pelo Ministério Público paulista (MPSP) e pela Receita Federal, a Operação Poço de Lobato mirou um suposto esquema bilionário de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro do Grupo Refit, liderado pelo empresário Ricardo Magro e dono da antiga Refinaria Manguinhos.
Mas além de Magro, seus parentes, sócios, empresas e fundos de investimentos, também foi alvo de busca e apreensão nesta quinta o comentarista político Cristiano Beraldo. Segundo o MPSP, ele é o responsável por manter empresas offshores nos Estados Unidos, cujos endereços coincidem com firmas ligadas a Magro.
Registros empresariais americanos mostram que a esposa do dono da Refit e Beraldo aparecem como diretores de um empreendimento no mesmo local em Miami, cidade onde Magro vive nos Estados Unidos.
Leia também
-
São Paulo
Em áudio vazado, PGJ alerta Tarcísio sobre “mercado de esmeraldas”
-
São Paulo
Refinaria maior devedora de impostos de SP é alvo de megaoperação
-
São Paulo
Imagens mostram megaoperação contra refinaria devedora de impostos
-
São Paulo
Refinaria alvo de megaoperação deve mais de R$ 26 bilhões em impostos
Os investigadores indicam que, além de e-mails corporativos e documentos, um depoimento de Beraldo ajudou a corroborar as provas da “confusão patrimonial” comandada por Magro para blindar o dinheiro que seria fruto de uma sonegação fiscal bilionário. O Grupo Refit deve cerca de R$ 9,6 bilhões em impostos apenas em São Paulo.
Segundo o MPSP, Cristiano Beraldo mantém cinco empresas offshores em Delaware, estado americano conhecido por ser paraíso fiscal. São elas: Quantum Bay, Hm Mia, Cascais Bay e as imobiliárias Real Estate Assets, Oceana KB Real Estate. Ele ainda foi CEO da J.Global Energy Inc., empresa parceira da Refit.
Nesta quinta-feira, o MPSP, em parceria com a Receita Federal, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo e policias Civil e Militar, cumpriram 190 mandados de busca e apreensão em seis estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia e Maranhão.
Quem é Cristiano Beraldo
- Além da vida empresarial, Cristiano Beraldo se define como um “brasileiro indignado” nas redes sociais. Ele é membro do Movimento Brasil Livre (MBL) e foi candidato a deputado federal em 2022, pelo União Brasil.
- Beraldo também atua como comentarista político da Jovem Pan. A emissora não quis se manifestar sobre o caso.
- Dois dias antes da operação, a emissora publicou um vídeo com uma análise de Beraldo sobre o cenário político após a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
- Além dos comentários políticos, Beraldo mantém nas redes sociais diversos vídeos sobre assuntos diversos que vão desde entrevistas com políticos até opiniões sobre comportamentos.
O Metrópoles procurou Cristiano Beraldo para se manifestar, mas não conseguiu contato. Nas redes sociais, ele disse que foi surpreendido com a notícia de que é alvo da operação.
“Ainda estou apurando os detalhes que me dizem respeito, mas o que posso afirmar é que tenho um histórico profissional de mais de 25 anos e todas as minhas atividades sempre foram e continuam sendo lícitas. Atualmente trabalho nos EUA onde atuo integralmente em linha com a legislação local sem nada a dever às autoridades. Enquanto isso, afasto-me das minhas atividades na Jovem Pan e da militância política para focar em responder eventuais questionamentos às autoridades”, afirmou.
Fui surpreendido hoje com a notícia de que meu nome consta como um dos alvos em operação contra sonegação tributária. Ainda estou apurando os detalhes que me dizem respeito, mas o que posso afirmar é que tenho um histórico profissional de mais de 25 anos e todas as minhas… pic.twitter.com/OZlmma0BwS
— Cristiano Beraldo (@CrBeraldo) November 27, 2025
Fonte: www.metropoles.com



































