1 – Cuidado com a senha – o primeiro cuidado, o mais básico, é com a senha. Leve qualquer senha a sério. Nada de 1-2-3-4 ou o ano do seu aniversário. Seja criativo. Se possível, misture caracteres especiais como %$#@.
2 – Seja discreto – dados bancários e senhas são informações muito íntimas. Não forneça a ninguém, a não ser para pessoas próximas, de extrema confiança.
3 – Dobre a guarda – não tenha preguiça de usar todos os recursos de segurança oferecidos pelas instituições financeiras e de comércio, como a verificação em duas etapas. Faça com que cada operação seja confirmada por email, SMS ou qualquer recurso que a instituição ofereça.
4 – Desconfie de ligações – evite atender qualquer tipo de ligação por voz que envolva assuntos financeiros. Bandidos costumam usar até vozes sintetizadas para fingir que estão num call-center e pedir dados confidenciais. Os próprios bancos pedem que os clientes só se comuniquem através do aplicativo.
5 – Cuidado com o RAT – RAT significa Remote Access Trojan. A vítima recebe um telefonema fingindo ser do banco, fala de uma compra não autorizada e pede para que a vítima instale um programa no celular para possibilitar a transação. O programa é baixado – e o bandido passa a controlar o aparelho.
6 – Evite clicar em links que você não conhece – esses links surgem em e-mails, whatsapp e redes sociais. “Quer comprar uma geladeira pela metade do preço? Clique aqui.” Não clique.
7 – Ofertas milagrosas de trabalho – “Ganhe uma renda extra fazendo nosso curso preparatório”. Você paga o curso antecipadamente e nunca mais ouve falar nele.
8 – Fique de olho nos seus negócios – se possível, faça um balanço diário de suas contas bancárias, compras e outras transações. Assim é possível monitorar de perto o que está acontecendo com seu dinheiro, descobrir qualquer irregularidade e se for o caso, tomar providências rapidamente.
9 – Nunca revele sua senha por telefone – senhas são feitas para serem digitadas em aplicativos que você conhece. Se alguém ligar para você dizendo que é do banco e pedir para confirmar uma senha, desligue.
10 – Desconfie de trocas repentinas de número de telefone – No whatsapp você recebe uma mensagem escrita do seu filho (ou do seu pai, ou do seu sócio) dizendo que está com celular novo. A foto de identificação parece confirmar que a mensagem é verdadeira. Antes de qualquer atitude (como mandar um Pix ou enviar alguma informação sigilosa) procure saber por outros meios se a pessoa realmente trocou de número.
(Conheça outros 13 golpes e saiba mais detalhes lendo meu artigo desta semana para a Oeste).
Fonte: Oficial