Logo

Corpo de Maradona será transferido para mausoléu público em Buenos Aires

Decisão foi tomada por um tribunal em San Isidro atendendo ao pedido das filhas do ícone do futebol

17/06/2010 – ONNE RORIZ/ESTADÃO CONTEÚDODiego Maradona comemorando após a partida da Argentina contra a Coreia do Sul, válida pelo Grupo B da Copa do Mundo 2010, no Estádio Soccer City, em Soweto, subúrbio de Johanesburgo, África do Sul.

A Justiça da Argentina deu sinal verde para que o corpo de Diego Maradona seja transferido de um cemitério particular para um mausoléu público que está sendo erguido em Buenos Aires. A decisão foi tomada por um tribunal em San Isidro e anunciada nesta terça-feira, atendendo ao pedido das filhas do ícone do futebol. Dalma Maradona, uma das herdeiras, explicou que a intenção é facilitar a visitação de fãs e admiradores ao local onde o pai está sepultado. Maradona, que é amplamente reconhecido como um dos maiores jogadores de futebol da Argentina, faleceu em 2020, e a causa de sua morte foi identificada como um edema pulmonar agudo, resultante de uma insuficiência crônica.

Atualmente, o corpo do ex-jogador está enterrado no cemitério Jardín de Bella Vista, localizado a aproximadamente 50 quilômetros da capital argentina. O tribunal decidiu que os cinco filhos de Maradona têm o direito de decidir sobre a remoção do corpo, considerando razões humanitárias e emocionais. Os restos mortais de Maradona serão levados para o “M10 Memorial”, um panteão que está em fase de construção no bairro de Puerto Madero. A morte do jogador ainda está sob investigação, e um relatório de 2021 apontou que ele pode ter falecido devido à falta de cuidados médicos adequados. Oito profissionais, incluindo médicos e enfermeiros, enfrentam a possibilidade de serem levados a júri por sua suposta negligência na assistência ao atleta.

Publicado por Sarah Américo

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: Oficial