Sete mandados de busca e apreensão são cumpridos na manhã desta quarta-feira (6/8) nas cidades de Ubatuba, no litoral, e Taubaté, no interior de São Paulo, em uma operação da Polícia Federal (PF) contra crimes ambientais e fundiários. A sede da Secretaria da Habitação de Ubatuba é um dos endereços alvo das buscas.
Policiais federais também cumprem os mandados em imóveis residenciais e comerciais ligados aos investigados.
A Operação Restinga teve início a partir de um inquérito policial que investiga crimes como desmatamento de áreas de restinga, fraudes documentais, loteamento clandestino de terrenos da União e falsificações em processos administrativos voltados à regularização fundiária de lotes irregulares.
Segundo a PF, a operação visa proteger áreas de preservação permanente e coibir a grilagem de terras públicas, além de responsabilizar os envolvidos nas fraudes.
Em nota ao Metrópoles, a Prefeitura de Ubatuba disse que colaborou integralmente com as autoridades, disponibilizando todos os documentos solicitados, bem como os secretários das pastas envolvidas, que acompanharam a ação e prestaram os devidos esclarecimentos.
“Esclarecemos que a Prefeitura não é investigada na operação, denominada Restinga Viva. O processo corre sob segredo de justiça, o que impede a divulgação de mais informações neste momento”, completa a nota.
Fonte: www.metropoles.com