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Curso da Prefeitura desenvolve projetos que beneficiam alunos com autismo e outras deficiências

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Curso da Prefeitura desenvolve projetos que beneficiam alunos com autismo e outras deficiências

Professores das escolas da rede municipal que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) estão em fase de finalização e impressão de projetos resultantes do curso Desenvolvendo Soluções Inclusivas: Utilizando Impressoras 3D na Tecnologia Assistiva. Depois de confeccionados, os recursos adaptados serão utilizados pelos educandos com deficiência nas escolas da Prefeitura de Guarulhos.

 

O curso, que teve início em maio e segue até meados de agosto, possibilitou aos participantes o desenvolvimento de recursos personalizados, essenciais para suprir necessidades específicas de estudantes com deficiência em sala de aula, o que fornece apoio ao processo de ensino e aprendizagem.

 

Além de introdução aos conceitos de desenho, ajustes e operação do equipamento e fabricação digital com impressoras 3D, o curso também oferece aos participantes um panorama de quais materiais podem ser utilizados na criação de recursos de tecnologia assistiva.

 

Criatividade

 

A partir das necessidades de crianças com pouco movimento nas mãos, atendidas pelo AEE em seus polos de atuação, as professoras Adriana Silveira Gomes, da EPG Celso Furtado, e Sueli Colapietro, da EPG Padre João Alvarez, criaram um adaptador com o qual é possível segurar uma ponteira para uso de netbooks, do teclado inteligente do Tix Letramento e tablets. “Essa ferramenta vai dar condições de acessibilidade a alunos com paralisia cerebral e inclui-los nas atividades propostas, considerando suas reais necessidades com foco na eliminação de barreiras, explicou Adriana.

 

Sueli destacou a criatividade do professor do AEE como fator essencial no momento de conceber os recursos a partir do que os alunos realmente precisam para avançar na aprendizagem. “Muitas vezes esse recurso não está à disposição para compra, então, você tem que pensar exatamente no tipo de material com o qual vai trabalhar, se é resistente, flexível, se não aperta, que seja confortável para a criança. Aqui no curso aprendemos a pensar de forma diferente, desenhar, criar, tentar outras maneiras quando não é possível fazer de determinada forma”, disse a docente.

 

Prancha de comunicação, suporte para manuseio de netbooks e do teclado inteligente do Tix Letramento, adaptadores para copos e colheres, além de adaptadores para lápis, canetas e pinceis estão entre os recursos de acessibilidade criados pelo grupo de professores.

 

Soluções para o dia a dia

 

Com a Torre de Hanoy com encaixe, as professoras Nayara Spinella, da EPG Lino Ferreira de Oliveira, e Elizabeth Regina Dias, da EPG Almir Nogueira, esperam que as crianças consigam desenvolver inúmeras aprendizagens. “As peças são circulares e de encaixe, permitindo com que as crianças desenvolvam o raciocínio lógico, coordenação motora fina, movimentos de pinça, noções de maior e menor, crescente e decrescente, cores e texturas diferentes, importantes para o desenvolvimento sensorial de educandos com Transtorno do Espectro Autista”.

 

De acordo com a professora Elizabeth, a torre pode ainda se desmembrar e tornar-se um chaveiro, que as mães podem levar junto à bolsa e utilizar em situações de crise. “O manuseio desse recurso acalma as crianças, evitando, assim, que as mães utilizem o aparelho celular para acalmá-las”, pontuou.

 

O curso Desenvolvendo Soluções Inclusivas: Utilizando Impressoras 3D na Tecnologia Assistiva é realizado pela Prefeitura de Guarulhos, por meio da parceria entre o Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP) da Secretaria de Educação e o Laboratório de Criatividade e Inovação da Secretaria de Gestão (Esap-Lab).

 

 

Imagens: Camila Rhodes/PMG