Já pensou em ressignificar as roupas que você tem e deixá-las ainda mais estilosas e com a sua cara? Isso é possível através da customização de roupas, uma técnica que tem se tornado cada vez mais popular entre aqueles que seguem a moda sustentável.
Hoje, a MODA preparou um conteúdo bem completo para sanar as principais dúvidas que surgem a partir da temática. Continue a leitura para descobrir o que é a customização de roupas, quais os tipos de customização mais utilizados atualmente e conferir ideias super criativas que vão deixar seus looks muito mais despojados!
O que é a customização de roupas?
A customização de roupas é uma técnica de personalização que renova e transforma roupas clássicas, trazendo características únicas e cheias de personalidade para as peças.
Por se tratar de uma técnica criativa, a customização possibilita a modificação de peças por meio de aplicações, pinturas, bordados e diversas outras técnicas de costura e artesanato, traduzindo a essência do seu criador em um artigo diferenciado e exclusivo.
Quais são os principais tipos de customização de roupas?
Quando se trata de customização, tudo é possível. Através de técnicas artísticas, roupas que estavam há muito tempo abandonadas no guarda-roupa ganham uma nova cara e se tornam peças ainda mais autênticas e modernas. Dentre as técnicas utilizadas para a customização de roupas, as mais comuns são:
Aplicações
A aplicação é uma das técnicas de customização mais abrangentes, pois ela inclui qualquer tipo de item ou acessório que possa, de fato, ser aplicado em uma peça.
Com botões, tecidos, patches, rendas, pedras, pérolas, strass e diversos outros materiais, a peça escolhida pode se tornar muito mais interessante e atual — até porque a escolha dos materiais pode ser feita com base nas tendências de moda atuais.
Mas existem tipos de aplicações que nunca saem de moda. Um bom exemplo de aplicação atemporal são as tachinhas, que foram muito utilizadas na customização de jaquetas jeans na década de 80 — e que continuam sendo aplicadas até hoje, como uma referência aos estilos punk e gótico.
Tingimento
Você já ouviu falar em “tie dye”? A técnica que ganhou popularidade através do movimento hippie dos anos 60 consiste no tingimento de roupas, criando uma estampa artesanal irregular e divertida, perfeita para criar looks para shows e festivais de música.
Como o próprio termo já diz, nesse tipo de personalização, as peças são amarradas para, então, serem tingidas com uma mistura de corantes coloridos com água fervente.
A partir daí, o resultado é uma surpresa, afinal, ele depende do tipo de amarração utilizada, que pode ser feita com o auxílio de cordas, barbantes, elásticos e nós — aliás, são os tipos e as quantidades de amarrações que irão definir melhor o tipo de desenho criado com a técnica.
Pintura
A pintura é uma ótima forma de customização para soltar a criatividade de vez. Você pode tanto compor ilustrações autorais quanto reproduzir suas obras de arte favoritas, elementos gráficos ou abstratos, enfim, qualquer tipo de pintura é bem-vindo.
O mais legal é que você pode utilizar diferentes tipos de tintas e pincéis para criar efeitos variados. Tintas acrílicas e de tecido geralmente têm uma cobertura mais resistente e precisa, já os sprays oferecem um acabamento mais esfumado característico dos grafites.
Recortes
É provável que você já tenha utilizado essa técnica de customização de roupas alguma vez na vida para cortar as mangas de uma camiseta, aumentar o decote de uma blusa ou criar rasgos e desfiados em roupas jeans.
Com muita praticidade, é possível dar um toque super diferenciado e estiloso para as peças, chamando a atenção para detalhes fora do convencional, como franjas cortadas na barra de uma camiseta branca tradicional.
Bordado
O bordado é uma das técnicas de customização mais populares. Na verdade, a essência do bordado é naturalmente a personalização de roupas, enxovais e itens decorativos.
A melhor parte do bordado é que, além de conferir um toque delicado às roupas, ele pode ser utilizado como um recurso para criar desenhos para combinar com aplicações, pinturas e diversas outras técnicas de personalização.
Como customizar roupas: 3 ideias criativas para fugir do óbvio
Que tal colocar a mão na massa e customizar uma roupa que está parada no seu guarda-roupa? A MODA separou 3 ideias que fogem do óbvio para criar peças autênticas e diferenciadas. Confira:
1. Faça uma pintura atrás da jaqueta jeans
Essa ideia é um pouco mais óbvia, mas a escolha da ilustração ou da pintura é totalmente pessoal. Para pintar uma jaqueta jeans, por exemplo, você pode escolher uma parte específica da peça, como as mangas, as costas, a gola ou a jaqueta inteira.
Mas a pintura nas costas das jaquetas jeans está entre as opções preferidas, pois essa parte da peça é a que tem mais espaço disponível, comportando artes maiores.
Aliás, é muito comum encontrar reproduções de obras clássicas, como as obras de Van Gogh, com uma pegada surrealista, ou as artes pop art, que trazem um toque moderno e divertido para o look.
2. Aplique botões diferentes em camisas
Os botões são itens presentes em uma grande variedade de peças, sejam blazers, camisas, coletes ou calças. Por padrão, eles são escolhidos com base no design da peça, mas existem formas de deixar essas roupas ainda mais estilosas com o uso de botões que, normalmente, não seriam aplicados nelas.
Para deixar esse tipo de customização ainda mais diferenciado, você pode escolher os botões de forma aleatória e combiná-los sem muito critério. Por exemplo, escolher três botões com estéticas diferentes, como um liso de acrílico, um dourado e outro com pedraria — depois, é só costurá-los sequencialmente na peça escolhida, seja nas mangas de uma camisa ou no fechamento de um casaco.
3. Transforme uma t-shirt em uma muscle tee
Recortar t-shirts é a técnica perfeita para renovar aquela camiseta que está abandonada no armário. O mais legal é que você pode transformar a t-shirt criando uma modelagem completamente diferente: você pode cortar uma camiseta com mangas mais curtas ou até mesmo fazer uma regata.
Inclusive, a muscle tee é um estilo de camiseta que tem ganhado popularidade entre fashionistas e influencers de moda, já que combina particularmente com a pluralidade da estética do estilo streetwear. Além disso, esse modelo é super confortável, fresquinho e permite que o corpo se mova livremente.
Extra: ideias de como aproveitar o jeans para criar peças decorativas
A gente já trouxe uma ideia com jeans, mas a verdade é que esse material é tão versátil que as peças jeans podem ser aproveitadas até na criação de itens decorativos. Confira algumas ideias de customização de artigos decorativos com o jeans:
- Tapete;
- Fronha;
- Cortina;
- Sousplat;
- Cachepô;
- Poltronas;
- Bartidores;
- Guirlandas;
- Porta objetos.
São tantas opções, que é praticamente impossível não aproveitar o material para criar artigos que, além de exclusivos, serão muito úteis no dia a dia. Sem falar que não existe praticamente nenhuma limitação — solte sua criatividade, crie peças autênticas e inesperadas e divirta-se com o processo.
E aí, gostou desse conteúdo? Então, continue acompanhando o blog da MODA para conferir muitas outras dicas sobre moda, tendências, estilos, ideias de look e muito mais. Aproveite e confira nosso conteúdo sobre moda sustentável e como ela estimula um consumo mais saudável, ajudando a preservar a vida e o meio ambiente. Boa leitura e até a próxima!
The post Customização de roupas: tudo o que você precisa saber! .
Fonte: Oficial