São Paulo — Em um mês, o candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB, José Luiz Datena, despencou sete pontos percentuais nas intenções de voto em um mês, mostra pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (5/9).
O apresentador caiu de 14% no levantamento de 7 de agosto para 7% das intenções de voto na pesquisa desta quinta. Agora, o tucano aparece em quinto lugar na disputa, pela primeira vez numericamente atrás da deputada Tabata Amaral (PSB), que soma 9%.
Como a margem de erro é de três pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados.
À frente deles, estão tecnicamente empatados Guilherme Boulos (Psol), com 23%, e Pablo Marçal (PRTB) e Ricardo Nunes, com 22% cada.
Na pesquisa anterior, divulgada há duas semanas, Datena já havia apresentado uma queda, de 4 pontos percentuais. Agora, ele oscilou dentro da margem de erro, passando de 10% para 7% das intenções de voto.
Há um mês, Tabata tinha 7% das intenções de voto. Duas semanas depois, oscilou para 8%, e agora, atingiu 9%, ultrapassando Datena.
“Eu não vi a pesquisa agora. Eu acho que a pesquisa de boca de urna é a mais importante. Vamos esperar a pesquisa de boca de urna. Até lá, eu vou continuar fazendo o nosso trabalho para ver se a gente recupera os pontos perdidos”, disse Datena durante agenda de campanha na Avenida Paulista na tarde desta quinta.
O levantamento foi feito entre os dias 3 e 5 de setembro, após embates entre Datena e Marçal. No último domingo (1º/9), durante debate da TV Gazeta e do canal MyNews, o apresentador trocou xingamentos com o influenciador.
Desafiado por Marçal, Datena saiu de seu púlpito e foi caminhando até o adversário. A mediadora do debate precisou intervir, chamando seguranças.
Durante a semana, Datena desmarcou compromissos de campanha e foi internado no Hospital Sírio Libanês após um mal-estar, e surgiram boatos de que ele poderia desistir da disputa. O tucano, contudo, negou e disse que vai até o fim.
Questionado durante a agenda de campanha na Avenida Paulista, o candidato do PSDB atribuiu o resultado à falta de recursos para a campanha e seu tempo de televisão. O apresentador disse que as pesquisas não servem como termômetros das periferias de São Paulo.
” Nosso horário eleitoral é bem pequenininho. Tem 30, 35 segundos. […] Tem muito a ver com recurso e com o tempo do horário eleitoral. Só que as pesquisas, por melhores que sejam, por mais bem intencionadas que sejam as pesquisas, elas não chegam a pegar as periferias da cidade, onde eu sou mais forte, onde eu tenho mais votos.”
O Datafolha entrevistou 1.204 eleitores presencialmente. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o Protocolo SP-03608/2024.
Confira o levantamento completo do Datafolha:
- Guilherme Boulos (PSol): 23%
- Pablo Marçal (PRTB): 22%
- Ricardo Nunes (MDB): 22%
- Tabata Amaral (PSB): 9%
- José Luiz Datena (PSDB): 7%
- Marina Helena (Novo): 3%
- Ricardo Senese (UP): 1%
- Bebeto Haddad (DC): 1%
- Altino Prazeres Jr. (PSTU): 0%
- João Pimenta (PCO): 0%
- Em branco/nulo/nenhum: 8%
- Não sabem/não responderam: 4%
Segundo turno
O levantamento também testou, pela primeira vez, cenários de segundo turno envolvendo Pablo Marçal. Caso as eleições fossem hoje, de acordo com o Datafolha, o influenciador seria derrotado tanto contra Nunes (por 53% a 31%) como contra Boulos (por 45% a 39%).
Nunes se mostrou vitorioso também no cenário contra o psolista, por uma diferença de 49% a 37%.
Fonte: Oficial