São Paulo – Pesquisa divulgada neste sábado (14/9) pelo Datafolha aponta que 48% dos paulistanos concordam com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender a rede social X (antigo Twitter) enquanto 43% são contrários à medida.
Os dados contabilizam uma situação de empate técnico, já que a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento, que entrevistou 1.204 pessoas entre terça-feira (10/9) e quinta-feira (12/9), registrou ainda que 5% dos moradores de São Paulo não concordam nem discordam e outros 4% não sabem.
De acordo com o Datafolha, 23% dos entrevistados tinham perfil na rede social. Apesar de uma minoria usar o X, a maior parte dos entrevistados (56%) foi contra a multa diária de R$ 50 mil estabelecida pelo STF para quem usar programas como VPNs para seguir acessando o antigo Twitter no Brasil. Outros 36% foram a favor, enquanto 4% foram indiferentes e $% não sabiam.
Polarização política influi
A posição política dos entrevistados mostra uma grande diferença entre as opiniões.
Entre os que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022, 70% apoiam a decisão do STF. Porém, entre os que escolheram Jair Bolsonaro (PL), 73% discordam da decisão.
A suspensão do X também é apoiada por 78% das pessoas que pretendem votar em Guilherme Boulos (PSol). Número parecido foi registrado entre os que escolheriam Tabata Amaral (PSB), de 66%.
Já os eleitores de Pablo Marçal (PRTB) registram uma opinião inversa. 80% deles são contra as medidas contra o X no Brasil. O equilíbrio volta entre os eleitores de Ricardo Nunes (MDB): 49% são contra, mas 41% concordam com o STF.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-07978/2024.
Fonte: Oficial