Dos cerca de 150 barcos que levarão os atletas olímpicos no desfile das delegações pelo Rio Sena, na abertura das Olimpíadas de Paris 2024, 31 têm propulsão elétrica ou híbrida. A ideia da organização dos Jogos Olímpicos é mostrar que esses barcos podem ser uma opção mais limpa e sustentável no transporte fluvial pela capital francesa. O Rio Sena, palco da cerimônia de abertura do evento, passou por um longo processo de despoluição para os Jogos.
Segundo informações da Powertrain International, 20 barcos foram convertidos para esse fim, e outros 11 foram construídos recentemente. Todos fazem parte de uma frota de mais de 150 navios destinados a viagens comerciais em Paris.
A organização dos Jogos, inclusive, tem como compromisso firmado com o governo local e os espectadores do mundo todo ações para neutralizar ou reduzir as emissões de carbono integradas a todas as operações da maior competição esportiva do mundo, a começar pelo desfile de abertura, com o uso dos barcos sustentáveis.
De acordo com o relatório, a indústria naval doméstica parisiense quer aproveitar a cerimônia de abertura para estender a rotação da propulsão na água, mesmo depois da Olimpíada.
Com isto em mente, Haropa Port, uma associação dos portos de Le Havre, Rouen e Paris, e o grande operador turístico de barco Vedettes de Paris assinaram um acordo, no qual o Porto de Haropa sujeita os direitos de utilização dos locais de desembarque e saída à condição de conversão da frota. Em contrapartida cria também um programa de apoio para compensar os investimentos associados à ecologização da frota.
Outros veículos elétricos
Patrocinadora dos Jogos Olímpicos, a Toyota vai oferecer, durante a competição, soluções sustentáveis para o transporte de atletas, árbitros, voluntários, imprensa credenciada e até espectadores com foco na mobilidade, inclusão e sustentabilidade, com veículos 100% elétricos.
No geral, a Toyota disponibilizará mais de 2.650 veículos de passageiros eletrificados para o transporte de passageiros durante a Olimpíada, dos quais 150 são acessíveis para cadeiras de rodas. Cerca de 60% da frota terá zero emissões de escape, incluindo veículos elétricos a bateria (BEV) Toyota bZ4X, Proace e Proace Verso e Lexus RZ, e veículos elétricos a célula de combustível (FCEV) Toyota Mirai. Há ainda soluções de micromobilidade, com opção de alugueis de motocicletas e scooters elétricas pelas instalações olímpicas.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.
Fonte: Oficial