Cinco vezes vencedor do Oscar, Alfonso Cuarón revela que é atraído por roteiros que o tiram de sua zona de conforto.
E um desafio iminente surgiu no caminho de Cuarón com sua estreia em uma série de streaming de grande orçamento, “Disclaimer”, e sua estrutura narrativa única. Ou seja, o fato de ser para televisão.
“Percebi que nunca tinha feito algo claramente narrativo. E talvez, ok, eu não sei como fazer isso [TV]. Isso foi parte da motivação”, disse Cuarón com sua honestidade característica durante uma conversa de Visionários no domingo no Festival de Cinema de Toronto moderada por Scott Feinberg, editor executivo de prêmios do The Hollywood Reporter.
Ele até disse aos executivos da Apple Studios que a TV estava muito fora de sua zona de conforto. “Eu disse, pessoal, eu não sei fazer TV. Acho que é tarde demais para aprender como fazer TV. Não estou interessado em aprender como fazer TV. Eu faço filmes e, se [eu fizer] isso, abordarei como um filme”, lembrou Cuarón.
Isso foi um erro e uma má avaliação, no entanto, porque as séries limitadas de TV geralmente têm vários diretores e são filmadas rapidamente. E “Disclaimer”, contada em sete capítulos, estrelada por Cate Blanchett e Kevin Klein e baseada no best-seller de Renée Knight, tornou-se uma longa produção.
“Eu sei como fazer filmes e não sou muito rápido”, admitiu Cuarón nas primeiras deliberações sobre aceitar o projeto. Felizmente, Cuarón trabalhou com seu diretor de fotografia de longa data, Emmanuel Lubezki, outro veterano da indústria cinematográfica mexicana.
“Pelo menos em sua colaboração, sempre estamos trocando ideias. Fico tão envolvido em sua iluminação e ele fica envolvido em minha direção. É muito orgânico”, observou Cuarón. “Disclaimer” conta a história de Catherine Ravenscroft (Blanchett), uma jornalista aclamada que construiu sua reputação revelando as más condutas e transgressões dos outros.
Mas quando ela recebe um romance de um autor desconhecido, ela fica horrorizada ao perceber que agora é a personagem principal de uma história que expõe seus próprios segredos mais sombrios. Enquanto Catherine corre para descobrir a verdadeira identidade do escritor, ela é forçada a confrontar seu passado antes que ele destrua tanto sua vida quanto seus relacionamentos com seu marido Robert (Sacha Baron Cohen) e seu filho Nicholas (Kodi Smit-McPhee).
Cuarón elogiou Blanchett como outra colaboradora chave. “Ela está tão envolvida em cada um dos processos, com o roteiro desencadeando reescritas, e no elenco, eu estava conversando com ela sobre todas as possibilidades, e se ela estava hesitante, eu não iria por esse caminho”, lembrou Cuarón.
E é essa honestidade entre os colaboradores que Cuarón enfatizou durante sua conversa no TIFF no domingo, lembrando de seus primeiros dias como diretor ao lado de seus colegas cineastas mexicanos Guillermo del Toro e Alejandro G. Iñárritu, que se tornaram conhecidos juntos como os Três Amigos.
Porque a colaboração e as conversas honestas sobre como o trio se sentia em relação aos seus filmes nos estágios iniciais da criação eram fundamentais.
“Nós nos amamos. Confiamos um no outro e somos brutal e dolorosamente honestos um com o outro. A conversa não é fácil quando estamos colaborando e mostrando os filmes um ao outro. Estou apavorado, porque sei que pode ser difícil”, argumentou Cuarón.
“E às vezes eu, ou a outra pessoa está ouvindo e no final você pode dizer que a outra pessoa está ouvindo e no final está chateada, e eu sinto que eles não entenderam nada”, acrescentou.
Mas no dia seguinte, Cuarón finalmente “entende”, e a conversa recomeça.
“Disclaimer”, seu thriller psicológico em sete partes, terá sua estreia canadense em Toronto na segunda à noite. O Festival de Cinema de Toronto continua até 15 de setembro.