Home Noticias Doação de comida: vereador que propôs multa pede desculpas, dizem ONGs

Doação de comida: vereador que propôs multa pede desculpas, dizem ONGs

1
0
Doação de comida: vereador que propôs multa pede desculpas, dizem ONGs

São Paulo – Em encontro realizado na Câmara Municipal com entidades que atuam com pessoas em situação de rua, nesta segunda-feira (1º/7), o vereador Rubinho Nunes (União) se comprometeu a extinguir a proposta que prevê multa no valor de 500 UFESP [equivalente a R$ 17.680] a quem descumprir requisitos sobre doação de comida. 

O clima foi amistoso. E o vereador já começou pedindo desculpas por ter colocado o projeto em pauta. Geraldo Silva, presidente do Instituto Amigos, disse ao Metrópoles que 10 ONGs, sendo que parte delas do movimento Na Rua Somos Um, estavam na reunião. O Na Rua Somos Um é um grupo de ONGs que atua na assistência à população em situação de vulnerabilidade.

Rubinho disse que desconhecia a extensão dos impeditivos, impossíveis de serem acompanhados, que o projeto gerava. “Ele se colocou à inteira disposição para que novos projetos sobre cuidados com pessoas em situação de vulnerabilidade fossem apresentados”. Segundo Geraldo, representantes apresentaram o formato de trabalho – como o funcionamento do processo na rua – e o vereador se comprometeu em arquivar o projeto e não falar mais sobre ele. “E o mais importante: em clima saudável de desenvolvimento e contribuição”.

Participaram da reunião

MOVIMENTO NA RUA SOMOS UM
– Bumerangue do Bem
– Instituto Amigos
– Instituto GAS
– Ninho Social
– Pãozinho Solidário
– Superação

ONGs Parceiras
– Banho Solidário
– Céu Estrela Guia
– Moradores de Rua e Seus Cães
– Projeto Life

Segundo Geraldo, o vereador teve essa ideia baseada numa visita que fez na Vila Leopoldina. Foi aconselhado a participar das ações em diferentes lugares. “A ação de um grupo numa localidade é muito diferente de uma ação em outra localidade. Não é possível generalizar”.

Num vídeo publicado no Instagram do vereador, há uma frase sobre desperdício de dinheiro público. Nenhuma das ONGs mencionadas recebe dinheiro público. “Foi uma visão distorcida e ele pediu desculpas, foi maduro da parte dele. E nós precisamos do poder público com leis que ajudem a atuar, por exemplo, com certificações que garantem que organizações estejam em conformidade com o munícipio”, complementou.

Procurado, o vereador não respondeu ao Metrópoles. O espaço segue aberto.

Recuo

O vereador Rubinho Nunes (União), autor do projeto que estabelece regras para a doação de alimentos à população de rua, disse na sexta-feira (28/6) ao Metrópoles que fará uma alteração no texto, por meio de um substitutivo, para excluir a previsão de multa para pessoas físicas e entidades religiosas.

Fonte: Oficial