Home Saúde Dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19

Dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19

6
0
Dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19

1 – Quem pode receber a primeira dose contra a covid-19?
Todas as pessoas a partir dos 6 meses.

2 – Quais UBS estão vacinando?
Todas as UBS. Os endereços das unidades podem ser consultados em bit.ly/EndereçosUBSGru.

3 – Pessoas de 6 meses a 17 anos precisam de autorização para serem vacinadas?
Este público deve estar acompanhado dos pais ou representante legal no momento da vacinação. Caso contrário, devem apresentar o Termo de Assentimento preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis. Para baixar o documento clique aqui. O Termo de Assentimento para vacinação de pessoas de 12 a 17 anos consta na página 147 e o para vacinação de pessoas de 6 meses a 11 anos, na pág 148. Imprima somente a página necessária.

4 – Quais os documentos necessários para se vacinar?
Documento original com foto, comprovante de vacinação das doses anteriores (se não for a primeira dose) e cartão SUS (se houver). Menores de 18 anos devem levar o Termo de Assentimento preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis que não poderão estar presentes no ato da vacinação.

5 – Qual o esquema vacinal primário para crianças entre 6 meses e 4 anos de idade?
Três doses do esquema vacinal primário, sendo o intervalo de 4 semanas (28 dias) entre a 1ª e a 2ª dose e de 8 semanas (56 dias) entre a 2ª e a 3ª aplicação. Para esse público não é recomendado o uso de outro imunobiológico entre as doses administradas. As 3 aplicações devem ser da mesma vacina, a Pfizer Baby.

6 – Qual o esquema vacinal primário para crianças entre 3 e 4 anos de idade que iniciaram vacinação com Coronavac?
O esquema vacinal primário para crianças entre 3 e 4 anos de idade que iniciaram com Coronavac é de 3 doses, sendo o intervalo de 4 semanas (28 dias) entre a 1ª e a 2ª dose e de 4 meses (122 dias) entre a 2ª e a 3ª aplicação. Para essa faixa etária a 3ª dose recomendada é a da Pfizer Baby.

7 – Qual o esquema vacinal primário para crianças entre 5 e 11 anos de idade?
O esquema vacinal primário, antes composto por 2 doses, sendo 8 semanas (56 dias) de intervalo entre a 1ª e a 2ª aplicação da Pfizer Pediátrica ou 4 semanas (28 dias) entre a 1ª e a 2ª dose da Coronavac, passou a ser de 3 doses a partir do dia 08/03/2023. Portanto, se a criança tomou a segunda dose há pelo menos 8 semanas, leve-a à UBS mais próxima para completar o esquema vacinal primário.  Para essa faixa etária a 3ª dose recomendada é a da Pfizer Pediátrica.

8 – Qual o esquema vacinal primário para crianças entre 5 e 11 anos de idade com imunossupressão?
O esquema vacinal primário é composto por 3 doses da Pfizer Pediátrica, com 8 semanas (56 dias) de intervalo entre as aplicações. Já para quem iniciou com a dose da Coronavac, a diferença é que o intervalo entre a 1ª e a 2ª dose do mesmo imunizante é de 4 semanas (28 dias) e de 8 semanas (56 dias) para a 3ª aplicação, que deve ser da Pfizer Pediátrica.

9 – Qual o esquema vacinal primário para adolescentes entre 12 e 17 anos de idade?
O esquema vacinal primário é composto por 2 doses, sendo 8 semanas (56 dias) de intervalo entre a 1ª e a 2ª dose da Pfizer adulto ou 4 semanas (28 dias) entre a 1ª e a 2ª aplicação da Coronavac.

10 – Qual o esquema vacinal primário para adolescentes imunossuprimidos entre 12 e 17 anos de idade?
O esquema vacinal primário é composto por 3 doses da Pfizer adulto, com 8 semanas (56 dias) de intervalo entre as aplicações. Já para quem iniciou com a dose da Coronavac, a diferença é que o intervalo entre a 1ª e a 2ª dose do mesmo imunizante é de 4 semanas (28 dias) e de 8 semanas (56 dias) para a 3ª aplicação da Pfizer adulto.

11 – Qual o esquema vacinal primário para pessoas entre 18 e 39 anos de idade?
O esquema vacinal primário é composto por 2 doses, sendo 8 semanas (56 dias) de intervalo entre a 1ª e a 2ª dose da Pfizer adulto ou 4 semanas (28 dias) entre a 1ª e a 2ª aplicação da Coronavac.

12 – Qual o esquema vacinal primário para pessoas imunossuprimidas entre 18 e 39 anos de idade?
O esquema vacinal primário é composto por 3 doses da Pfizer adulto, com 8 semanas (56 dias) de intervalo entre as aplicações. Já para quem iniciou com a dose da Coronavac, a diferença é que o intervalo entre a 1ª e a 2ª dose é de 4 semanas (28 dias) e de 8 semanas (56 dias) para a 3ª aplicação da Pfizer adulto.

13 – Qual o esquema vacinal primário para pessoas acima de 40 anos de idade?
O esquema vacinal primário é composto por 2 doses, sendo 8 semanas (56 dias) de intervalo entre a 1ª e a 2ª dose da Pfizer adulto, Astrazeneca ou Janssen e de 4 semanas (28 dias) entre a 1ª e a 2ª aplicação da Coronavac.

14 – Qual o esquema vacinal primário para pessoas imunossuprimidas acima de 40 anos de idade?
O esquema vacinal primário é composto por 3 doses, sendo 8 semanas (56 dias) de intervalo entre as aplicações da Pfizer adulto, Astrazeneca e Janssen e de 4 semanas (28 dias) entre a 1ª e a 2ª aplicação da Coronavac, que também tem o intervalo de 8 semanas para a terceira dose.

15 – Quem precisa tomar a 1ª dose de reforço?
– Pessoas entre 12 e 17 anos devem tomar uma dose de reforço há pelo menos 4 meses (122 dias) após a última dose do esquema vacinal primário para as vacinas  Pfizer, Sinovac/Coronavac e  Astrazeneca/Fiocruz.

– Pessoas acima de 18 anos devem tomar uma dose de reforço há pelo menos 4 meses (122 dias) após a última dose do esquema vacinal primário independente da vacina aplicada.

16 – Quem precisa tomar a 2ª dose de reforço?
– Pessoas acima de 40 anos devem tomar uma dose de reforço há pelo menos 4 meses (122 dias) após a última dose do esquema vacinal primário independente da vacina aplicada.

17 – Quem precisa tomar uma dose de reforço da Pfizer Bivalente?
– Pessoas com 12 anos ou mais com comorbidades, imunossuprimidas, gestantes e puérperas, pessoas com 18 anos ou mais, indígenas e funcionários e residentes de ILPI (Instituição de Longa Permanência de Idosos) que tomaram a última dose há pelo menos quatro meses.

18 – Quem precisa tomar a segunda dose de reforço da Pfizer Bivalente?
– Pessoas imunossuprimidas acima de 12 anos e pessoas idosas com 60 anos ou mais, que tenham recebido a última dose da vacina há mais de seis meses.