Levantamento da Climate Central aponta Santos com uma das 100 cidades do mundo que podem ser inundadas com avanço da crise climática
Dados atualizados pela Climate Central, organização não governamental que estuda o perigo do avanço do mar em cidades litorâneas pelo mundo, apontam Santos como uma das 100 cidades, de 39 países, que podem ter o litoral inundado pelas águas dos oceanos.
A Climate Central se baseia em informações do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) para o mapeamento. Segundo as informações mais recentes, o nível do mar já subiu 9cm nos últimos 30 anos. E mais: as estimativas indicam que o índice deve chegar a 80cm no ano de 2100.
No Brasil, entre as 7 cidades que correm perigo, Santos é uma delas.
Pesquisa feita por especialistas
As projeções são feitas pela organização não governamental Climate Central. O objetivo do grupo, formado por cientistas e comunicadores independentes, é mapear fatos sobre as mudanças climáticas e como eles afetam a vida das pessoas.
De acordo com o site, a organização não tem fins lucrativos e é “neutra em termos de políticas”.
“A Climate Central utiliza ciência, big data e tecnologia para gerar milhares de histórias locais e imagens atraentes que tornam as mudanças climáticas pessoais e mostram o que pode ser feito a respeito”, diz o grupo.
Fonte: www.metropoles.com