São Paulo — Terra do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e da Embraer, São José dos Campos tem nas eleições municipais deste ano uma disputa acirrada entre figuras conhecidas localmente. Dois dos seis candidatos ao pleito, Eduardo Cury (PL) e Anderson Farias (PSD), já passaram pela prefeitura da cidade e competem ponto a ponto pela liderança nas pesquisas de intenção de voto. Eles são centro de uma disputa entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o atual secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab (PSD), por influência no interior paulista.
Eduardo Cury (PL) foi prefeito de São José dos Campos por dois mandatos, entre 2005 e 2012, período em que se destacou pela inauguração do Parque Tecnológico da cidade. A popularidade de sua gestão à frente da prefeitura fez com que seu nome fosse cobiçado entre partidos.
Com uma longa trajetória no PSDB, partido ao qual foi filiado por 35 anos, Cury passou pela Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa (Alesp). Sua migração para o PL ocorreu em abril deste ano após um convite do próprio presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto.
Na pesquisa divulgada pelo Ipec em 29/8, Cury aparece tecnicamente empatado na liderança com Anderson Farias (PSD), atual prefeito da cidade que disputa a reeleição.
Anderson foi eleito vice em 2020 e chegou à Prefeitura quando o então prefeito Felício Ramuth (PSD) abriu mão do cargo para concorrer como vice-governador de Tarcísio de Freitas (Republicanos) nas eleições de 2022.
O atual prefeito também tem origem tucana e chegou a trabalhar como chefe de gabinete de Eduardo Cury quando este era deputado federal. O atual prefeito deixou o PSDB em 2022, junto com Ramuth, para se filiar ao PSD de Gilberto Kassab.
Com a eleição de Ramuth como vice de Tarcísio de Freitas, Kassab aumentou sua influência no estado e passou a incomodar Jair Bolsonaro (PL). Em resposta, o ex-presidente voltou sua atenção para a disputa em São José dos Campos e se aliou aos tucanos na cidade para turbinar a campanha de Eduardo Cury.
Assim, Cury passou a se apresentar como a opção do bolsonarismo, exibindo apoio de figuras como o próprio Bolsonaro, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL).
Além dos quatro candidatos, as eleições municipais em São José dos Campos também é disputada pelo atual presidente do PSTU, Toninho Ferreira, e pelo professor do ITA, Professor Wilson Cabral (PDT).
Ao todo, São José dos Campos tem seis candidatos à Prefeitura registrados pelo Tribunal Superior Eleitoral. São eles, em ordem alfabética:
- Anderson (PSD) – 55
Vice: Cel Wilker (MDB) - Dr. Elton (União) – 44
Vice: Dulce Rita (União) - Eduardo Cury (PL) – 22
Vice: Jose Mello (PSDB) - Prof. Wilson Cabral (PDT) – 12
Vice: Nadia Assad (PDT) - Toninho Ferreira (PSTU) – 16
Janaina Dos Reis (PSTU) - Wagner Balieiro (PT) – 13
Marina Sassi (PSol)
Fonte: Oficial