São Paulo — A campanha eleitoral que começou nesta sexta-feira (16/8) promete ser concorrida nos grandes centros. Mas distante da correria dos candidatos que batalham pela atenção dos eleitores, o candidato a prefeito da cidade de Santa Lúcia, no interior de São Paulo, Junior da Farmácia (PT) não está preocupado com seus adversários.
Ele é o único candidato ao cargo na cidade e só sua desistência ou um problema na Justiça pode fazer com que ele não seja eleito.
Antônio Carlos Abuabud Junior, ou Junior da Farmácia, como é conhecido na cidade, já foi eleito prefeito do município em 2008. À época, ele era filiado ao PSDB, que quatro anos depois da eleição, decidiu expulsá-lo da legenda depois que Junior apoiou para sua sucessão um candidato do PT.
Campanha de rua
Em entrevista ao Metrópoles, Junior afirmou que a campanha será feita normalmente. Vai sair às ruas, encontrar eleitores, mas confessou que não vai ter um ritmo tão acelerado como em um cenário com adversários.
“É questão de respeito e consideração. A população espera que a gente entregue um plano de governo”, afirmou o candidato.
Como toda campanha, a de Junior da Farmácia também vai contar com um evento de lançamento. Alguns apoiadores se reunirão na noite deste sábado (16/8) para dar o pontapé inicial ao projeto único que a cidade tem para seus próximos quatro anos.
Alternância de poder
Há décadas o poder da cidade passa pelas mãos de poucas lideranças. O atual prefeito Luizinho Noli foi eleito em 2016 pelo PR e em 2020 se reelegeu pelo PL.
Apesar das diferenças partidárias, Junior da Farmácia chegou a se candidatar como vice-prefeito na chapa de Luizinho Noli em 2016, quando estava filiado ao PTB. Junior, porém, não seguiu com a candidatura de vice, decidiu sair da chapa, mas continuou apoiando o atual prefeito.
Ainda que faça parte do PL, Luizinho vem atuando nos bastidores em favor da eleição de Junior, do PT. Mesmo que não apareça em fotos ou nos eventos da campanha do petista.
Além dos apoios não-oficiais, a coligação de Junior também conta com o PP, União Brasil, Solidariedade, PC do B e PV. Além do PT ao qual é filiado.
Ao contrário da candidatura única para prefeito, as nove cadeiras para vereadores disponíveis na cidade serão disputadas por 40 candidatos.
Cidade pacata
De acordo com o último censo do IBGE, Santa Lúcia tem uma população de 7.149 pessoas. O município é o 430° de São Paulo pela quantidade de habitantes. O estado tem 645 cidades.
O município está a cerca de 17 quilômetros de Araraquara e a aproximadamente 300 quilômetros da capital.
Santa Lúcia tem apenas uma escola de ensino médio. Cenário pacato de uma cidade que já sabe, cerca de dois meses antes das eleições, quem deve ser seu próximo governante.
Fonte: Oficial