Se o segundo turno das eleições para o Palácio do Planalto fosse hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) com uma diferença de cinco pontos percentuais.
A informação aparece na mais nova pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (6/12). O levantamento mostra Lula com 47% das intenções de voto e Tarcísio com 42%. Votariam em branco ou nulo, 10% dos eleitores, e 2% não souberam responder.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O Datafolha entrevistou 2.002 eleitores com mais de 16 anos, em 113 municípios, entre terça (2/12) e quinta-feira (4/12).
Na pesquisa de julho, Lula vencia Tarcísio por 45% a 41%. Em junho, o presidente e o governador chegaram a encostar suas intenções de voto, com o petista marcando 43% e ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) atingindo 42%.
10 imagensFechar modal.1 de 10
No mesmo complexo portuário, Lula e Tarcísio lançaram juntos o Túnel Santos-Guarujá, que terá investimento bilionário
Presidência da República2 de 10
O governador de SP, Tarcísio de Freitas
Canal Gov3 de 10
Lula teve penas da Lava Jato aumentadas pelo TRF4 em duas oportunidades
Canal Gov4 de 10
Tarcísio de Freitas e Lula durante cerimônia oficial
Reprodução/ Youtube5 de 10
Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Lula (PT) conversam em evento em Santos (SP)
Reprodução/ Youtube6 de 10
7 de 10
Lula e Tarcísio assinaram convênio para construção do Túnel Santos-Guarujá
GovBr8 de 10
Lula e Tarcísio de Freitas em evento de a
Bruno Ribeiro/Metrópoles9 de 10
Presidente Lula (PT) recebe abraço de governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos)
Reprodução/ Youtube10 de 10
Governador Tarcísio de Freitas
Reprodução/Toutube
O levantamento de agora, com a diferença de cinco pontos entre os dois presidenciáveis, foi feito antes do anúncio de que Flávio Bolsonaro (PL) fora escolhido pelo pai para disputar a eleição para o Planalto.
Segundo o Datafolha deste sábado, Flávio perderia para Lula por 15 pontos, caso o segundo turno fosse agora. O atual mandatário tem 51% das intenções de voto, enquanto Flávio é citado por 36% dos entrevistados.
Leia também
-
Brasil
Datafolha: no 2º turno, Lula venceria Flávio com 51% dos votos
-
São Paulo
Exclusivo: Flávio Bolsonaro tenta acalmar mercado e revela reação de Tarcísio
-
Igor Gadelha
Aliados de Tarcísio resistem a jogar a toalha após escolha de Flávio
-
São Paulo
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
O instituto também testou o desempenho de Lula contra Eduardo Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL), e contra os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (PL), Ratinho Jr. (PSD), e Ronaldo Caiado (União), além do nome do próprio Jair Bolsonaro. O petista venceria de todos neste momento.
Rejeição
A pesquisa mostrou ainda a rejeição dos presidenciáveis. Tarcísio registra 20% de rejeição, valor parecido com outros governadores cujos nomes também são cotados para a disputa, como o mineiro Romeu Zema (Novo) e o paranaense Ratinho Jr. (PSD), com 21% cada, e o goiano Ronaldo Caiado (União), com 18%.
A rejeição mais alta é a de Jair Bolsonaro (PL), que está preso e inelegível, com 45%. Em segundo lugar vem Lula, com 44%. Ungido pelo pai à disputa nacional, o senador Flávio Bolsonaro (PL) tem a rejeição de 38% dos eleitores. O irmão dele, deputado Eduardo Bolsonaro (PL), aparece com 37%, e a madrasta Michelle Bolsonaro (PL) com 35%.
Fonte: www.metropoles.com































