Mantida pelo governo dos Emirados Árabes Unidos (EAU), a G42 lançou nesta terça-feira, 9, o K2 Think. É um modelo de inteligência artificial desenvolvido por engenheiros locais, com interface similar à do ChatGPT, embora tenha menos recursos.
+ Leia Curiosamente e descubra o que esconderam de você
Enquanto o ChatGPT, da OpenAI, interage por meio de textos, imagens e áudios, a ferramenta dos Emirados se limita apenas à leitura e escrita. Além disso, há uma diferença de origem: a OpenAI pertence à iniciativa privada — o K2 Think é estatal.
A G42 desenvolveu o projeto em parceria com a Universidade de Inteligência Artificial Mohamed bin Zayed, em Abu Dhabi. O nome da instituição homenageia o xeque local, que também é presidente do Conselho Supremo formado pelos monarcas de cada um dos sete emirados que compõem o país.
Por que criar um rival do ChatGPT?
O lançamento do K2 Think integra uma estratégia mais ampla: transformar a riqueza do petróleo em investimento em inovação, evitando desperdícios e preparando a economia do país para o futuro, sustentada em novas bases além dos hidrocarbonetos.
Abu Dhabi, por exemplo, atua por meio de gigantes como a Mubadala, fundo soberano de investimentos que detém participações em empresas estratégicas dentro e fora dos Emirados. No Brasil, o portfólio inclui ativos como uma refinaria de petróleo na Bahia, o Porto do Açu, o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Interlagos e a Zamp — dona dos direitos de exploração das marcas Burger King, Popeyes, Subway e Starbucks. O grupo também planeja criar uma nova bolsa de valores no país, tendo escolhido o Rio de Janeiro como sede do projeto.
Fonte: revistaoeste.com
































