Home Tecnologia Empresas da China e dos EUA se unem para lucrar com táxi-robô

Empresas da China e dos EUA se unem para lucrar com táxi-robô

2
0
Empresas da China e dos EUA se unem para lucrar com táxi-robô

Um robô da China pode se tornar o mais novo meio de transporte dos europeus. É o Apollo Go, da chinesa Baidu — carro que ganhou o apelido de táxi-robô. E o caminho para chegar às ruas da Europa passa pelos Estados Unidos, por meio da Lifity.

+ Conheça Curiosamente e descubra o que esconderam de você

Com operações tanto na América do Norte quanto na Europa, a Lifity é uma plataforma para transporte de passageiros. Embora também alugue bicicletas, patinetes e motos elétricas, o principal negócio da companhia segue o mesmo modelo da Uber: intermediar a relação de quem tem carros e quer dirigir em troca de dinheiro com os clientes dispostos a pagar pelo serviço — ao menos por enquanto.

A Baidu criou uma ferramenta com o poder de mudar essa fórmula: carros em que os motoristas se tornaram acessórios. São veículos com a inteligência artificial no comando do volante. Ou seja, fornecem o transporte que se dirige sozinho e dispensam uma das pontas do negócio — os motoristas.

‘Táxi-robô’ da China para o mundo

Por enquanto, o veículo autônomo da Baidu dirige apenas pela Ásia — mas não apenas pela China. Além de partes do território chinês, o carro já roda pelas ruas de Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Somando todas as operações, foram mais de 11 milhões de viagens. Considerando a frota atual (cerca de mil carros), é uma média de 11 mil por táxi-robô — e a esmagadora maioria, por enquanto, aconteceu na China.

Fonte: revistaoeste.com