Dezenas de entregadores participaram nesta terça-feira (5/8) de uma manifestação na abertura do iFood Move, o megaevento do aplicativo na São Paulo Expo, zona sul da capital paulista. Motoboys e ciclistas de diversas entidades representativas da categoria protestaram contra a precarização do trabalho e cobraram a aprovação do Projeto de Lei 2479/2025, o “PL do Breque”, que regulamenta a atividade.
No fim de semana, o Metrópoles publicou uma série de reportagens que mostra como os aplicativos de entrega transformaram o trabalho em um jogo, um processo de gamificação que estimula o entregador a se arriscar para ganhar mais, com impacto para a sociedade como um todo.
O iFood Move reúne executivos do setor, donos de bares e restaurantes, além de convidados especiais, como o recordista mundial Usain Bolt e o mesatenista Hugo Calderano. Os ingressos custavam mais de R$ 1.000 por dia e estão todos esgotados.
Entre outros assuntos, o “PL do Breque” sugere um piso de R$ 10 por entrega de até 4 km e R$ 2,50 adicionais para cada quilômetro excedente, além de R$ 0,60 por minuto por espera na retirada ou entrega, a partir do 11º minuto. Atualmente, em cidades como São Paulo, a tarifa básica é de R$ 7 por entrega para ciclistas e R$ 7,50 para motoboys.
Pouco antes do início do protesto de entregadores, o iFood ofereceu um extra de R$ 5 por entrega realizada das 10h às 12h59 na cidade de São Paulo.
Entretanto, representantes dos entregadores apontam que em cidades do interior o iFood tem aplicado uma tarifa “subpraça”, onde o entregador ganha ainda menos, um valor que varia entre R$ 3,30 e R$ 3,50 por entrega.
“É uma forma pela qual você só trabalha agendado. Ou seja, entra como se fosse CLT, com horário a ser cumprido, mas que vai ganhar menos por entrega. Trabalha mais, com mais rigidez, e ganha menos. O aplicativo faz as pessoas aceitarem corridas que não valem a pena”, diz Edgar Francisco da Silva, o Gringo, presidente da Associação dos Motofretistas de Aplicativos e Autônomos do Brasil (Amabr) e integrante do Comando Nacional do Breque, que organiza atos pelo país.
“Muitos entregadores não querem a CLT pela baixa valorização do serviço. Outros acham que são autônomos no aplicativo, mas não existe autonomia no aplicativo. O aplicativo não te dá o poder de negociar o preço do serviço e as condições de trabalho, que é o que define ser autônomo”, diz. “Veio como ferramenta de praticidade e se tornou o dono, o patrão”, afirma.
Os representantes dos entregadores afirmam que é preciso ter uma espécie de convenção, como em outras categorias, para definir reajustes e as condições de trabalho. “Não tem reajuste anual, não tem nada. Por isso, a necessidade de criar o PL 2479, que vem com a remuneração mínima, o reajuste anual, o ganho por quilometragem e por espera”, diz Gringo.
Durante o protesto, os entregadores apontaram também as contradições entre o evento do iFood, com celebridades e ingressos caros, e a realidade vivida por quem leva os produtos vendidos por meio do aplicativo no dia a dia. Por meio de faixas e palavras de ordem, também responsabilizaram o app pelas mortes no trânsito e pelo que consideram uma espécie de “escravidão moderna”.
Em contraponto às bebidas e comidas servidas no iFood Move, entregadores realizaram um churrasquinho o estacionamento da São Paulo Expo. O protesto foi acompanhado de perto pela Polícia Militar (PM).
O que fiz o iFood
O iFood afirma que respeita o direito à manifestação pacífica e à livre expressão dos entregadores. “Desde 2019, trabalhamos na construção de espaços recorrentes e permanentes de escuta e melhoria constante”, afirma, em nota.
O aplicativo diz que, “como empresa brasileira e ciente do seu papel na geração de oportunidades”, tem se dedicado à “criação de uma agenda sólida e permanente de diálogo com os trabalhadores e representantes da categoria para o aprimoramento de iniciativas que garantam mais dignidade, ganhos e mais transparência para estes profissionais”.
O Metrópoles entrou em contato também com a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec). O espaço segue aberto para manifestação.
Fonte: www.metropoles.com