Home Educação EPG Ione Gonçalves encerra o ano letivo com o lançamento do jornal...

EPG Ione Gonçalves encerra o ano letivo com o lançamento do jornal Acontece na Escola

3
0
EPG Ione Gonçalves encerra o ano letivo com o lançamento do jornal Acontece na Escola

 A EPG Ione Gonçalves de Oliveira de Conti, na região dos Pimentas, lançou a 1ª edição do jornal Acontece na Escola, veículo de comunicação estudantil desenvolvido pelas turmas do ensino fundamental durante as aulas-projeto com o objetivo de evidenciar as práticas pedagógicas da unidade escolar.

Idealizado pelos professores Tatiana Albuquerque Genda (artes), Ubiratan Rebelo Cepinho (educação física) e Veralúcia Balbino Santos (língua e cultura inglesa), o jornal usa as linguagens verbal e não-verbal como meio de explorar a interação social. “A proposta envolveu saberes relacionados à leitura e à escrita, mas também fotografias e vídeos, de modo a contemplar os trabalhos dos estudantes e o alcance de toda a comunidade escolar”, explicou Veralúcia.

Propaganda patrocinada
Desentupidor Profissional

Dividido em diversas seções, o jornal Acontece na Escola apresenta um compilado das ações realizadas do início ao fim do ano letivo, como o planejamento e as dinâmicas de integração, o conselhinho escolar, o Abril Literário e a Bienal do Livro de Guarulhos, sem deixar de fora os resultados do programa Educa Mais, a Semana Mundial do Brincar, os Jogos Escolares Municipais, o Agosto Indígena, as olimpíadas do Ione, a celebração do aniversário de 30 anos da escola, o Dia da Consciência Negra, entre outras. Ficou curioso? Acesse https://bit.ly/jornal_acontece e confira a 1ª edição do jornal Acontece na Escola.

Autonomia e trabalho em equipe

De acordo com o projeto, o jornal é também um instrumento que favorece a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes para a construção de sua autonomia. “As turmas se dividiram em equipes de pesquisa e produção de conteúdo, desenvolvendo desde práticas de letramento, cidadania e trabalho colaborativo até o uso de novas tecnologias, divulgação de informações institucionais, educacionais e conteúdo no contexto escolar”, observou o professor Ubiratan.

Depoimentos de alunos, entrevistas, notícias, dicas de leitura, impressões sobre os projetos, matérias e a cobertura de festas e eventos são alguns dos conteúdos disponíveis no jornal.

“Além de avaliar os alunos individual e coletivamente, o jornal permitiu observar a atuação dos estudantes em diferentes situações de aprendizagem, por exemplo, nas rodas de conversa para saber a compreensão dos temas abordados e suas dúvidas”, contou a professora Alessandra.

A coordenadora pedagógica da EPG, Ana Paula Ferreira Rodrigues Cardoso, ressaltou a colaboração e o trabalho em equipe de professores, alunos e funcionários, fatores essenciais para o sucesso do projeto diante de uma proposta interdisciplinar que refletiu a identidade e os valores da escola.

“Tivemos que gerenciar alguns desafios entre os alunos, conciliar diferentes perspectivas e opiniões, superar obstáculos técnicos para produzir um jornal de qualidade e nos adaptar às necessidades e às mudanças. Essa experiência reforçou minha paixão pela educação e minha crença no potencial dos alunos”, destacou a coordenadora.

 

Fotos: Divulgação/PMG