Home Educação Escola municipal de Guarulhos é a primeira do país a receber o...

Escola municipal de Guarulhos é a primeira do país a receber o selo Boas Práticas Lixo Zero

4
0
Escola municipal de Guarulhos é a primeira do país a receber o selo Boas Práticas Lixo Zero

A EPG Celso Furtado, na região de Bonsucesso, é a primeira escola pública do país a receber o selo Boas Práticas Lixo Zero, entregue pelo Instituto Lixo Zero Brasil durante a 8ª Semana Lixo Zero Guarulhos, que aconteceu no Adamastor no início de novembro.

 

Com essa conquista, a EPG Celso Furtado aproxima-se cada vez mais da Certificação Escola Lixo Zero. Atualmente a unidade escolar tem 77% de desvio de resíduos do aterro sanitário e faltam apenas 13% alcançar essa certificação, concedida a partir de 90% de reaproveitamento dos resíduos gerados.

 

Histórico

 

Os educandos da EPG participaram no ano de 2022 do projeto Nossa Escola Recicla – A Voz dos Educandos, promovido pela Secretaria de Educação. Nessa atividade os alunos fizeram parte de uma comissão que sugeria ações para a melhoria do descarte de resíduos gerados na unidade escolar.

 

Nesse mesmo ano, estudantes do 5º ano produziram uma paródia repleta de criatividade da música Shape of You, do cantor Ed Sheeran, para conscientizar as crianças a não jogarem os resíduos no chão e preservar o planeta com atitudes sustentáveis, dentre elas repensar, reduzir e reciclar. Para assistir ao clipe da paródia acesse https://www.instagram.com/p/CejCvX7j8Lx/.

 

Durante os Jogos Escolares Municipais 2022, membros da comissão escolar que discutem educação ambiental na EPG Celso Furtado e integram equipe formada no programa Nossa Escola Recicla tiveram grande atuação na conscientização dos colegas e na segregação dos resíduos orgânicos de recicláveis durante a competição.

 

A unidade escolar também possui um biodigestor, equipamento que produz biogás e biofertilizantes líquidos a partir da digestão anaeróbia de resíduos orgânicos, fluidos utilizados tanto na cozinha, para o preparo das refeições, quanto na horta da escola para prevenir a ação de predadores e garantir alimentos saudáveis e frescos no prato dos estudantes.

 

Além da horta, na qual os alunos plantam, colhem e se alimentam após a colheita, a gestão mantém ainda uma composteira pedagógica, onde são desenvolvidas ações para a correta destinação de resíduos orgânicos e a conscientização dos alunos para que desperdícios sejam evitados.

 

A Secretaria da Educação também foi reconhecida pelos seus esforços para a destinação ambientalmente adequada dos resíduos, pois desviou do aterro nos primeiros sete meses do ano mais de 300 toneladas de resíduos sólidos recicláveis oriundos de toda a rede própria e de instituições parceiras. A ação aponta um aumento na destinação em mais de 30% em comparação ao mesmo período do ano passado.

 

Fotos: Divulgação/PMG