Assegurar o direito dos estudantes ao ensino e a uma aprendizagem de qualidade e valorizar a diversidade são alguns dos aspectos sobre os quais os professores das escolas da Prefeitura de Guarulhos se debruçaram nesta quinta-feira (6) durante encontro de planejamento para o ano de 2025. Ao todo, equipes de 268 unidades escolares se reúnem também nesta sexta-feira (7) para idealizar as ações que vão nortear as práticas pedagógicas ao longo do ano letivo, pautadas pela proposta curricular do município.
Para a construção coletiva do planejamento, os professores tomaram como base as orientações pedagógicas oferecidas pela Secretaria de Educação, documento que contribui com a sistematização de ações a partir da trajetória de cada escola e permite que metas, estratégias e processos sejam revisados, reavaliados e replanejados para o alcance dos objetivos estabelecidos no projeto político-pedagógico de cada unidade e com base nas metas municipais de alfabetização.
“O planejamento para 2025 tem como princípio favorecer o protagonismo dos alunos para que seus direitos de aprendizagens sejam garantidos. Começamos com um momento de reflexão com os professores compartilhando experiências, além de revisitar o currículo e definir o projeto da escola para atingir os objetivos propostos”, explicou Juliane Ferreira, diretora da EPG Yujie Hirata, no Parque Cecap.
Reflexões sobre as práticas e a importância do brincar com momentos de diversão e a manipulação de materiais pedagógicos também marcaram o encontro de planejamento das escolas. “Momentos de construção de conhecimentos coletivos são de grande importância para o planejamento, principalmente agora, após os primeiros dias de aula, em que já conhecemos as crianças e suas realidades. É importante trazer novas possibilidades de brincar, pois estamos inseridos em uma comunidade com poucos recursos”, explicou Ana Lúcia Cirillo da Silva, diretora da escola parceira Nossa Senhora de Lourdes, localizada na Vila Itapegica.
Fotos: Camila Rhodes/PMG