No último final de semana, alunos do projeto EducaDança da Prefeitura de Guarulhos emocionaram cerca de 2.400 familiares e amigos no Teatro Adamastor. O espetáculo Mundo dos Musicais contou com o talento e o desempenho artístico dos alunos, frutos do engajamento durante o ano de 2024 e do comprometimento dos professores.
As coreografias foram realizadas pelos alunos das turmas baby class, pré-ballet, ballet preparatório, ballet elementar, ballet intermediário, jazz iniciante, jazz intermediário e jazz avançado. A programação contou com quatro sessões ao longo do sábado e do domingo.
Os alunos apresentaram grandes clássicos da história do cinema, como O Mágico de Oz, O Fantasma da Ópera, Hair Spray, Os Saltimbancos, Chicago e Matilda. “O processo de criação é um trabalho em conjunto entre professoras, coordenação e alunos. No projeto temos uma diversidade de pessoas em que encaixamos cada tema com a característica da turma. Neste ano escolhemos alguns musicais nos quais muitos alunos e professoras já haviam esboçado a vontade de dançar e coreografar. Então, o Mundo dos Musicais foi um espetáculo desenvolvido para transmitir alegria e vida para todos”, disse a professora Viviane Moreira.
Cheia de energia e figurino bem produzido, a aluna Amanda Queiroz Rios, de sete anos, da turma baby class, estava radiante por participar de mais uma apresentação.
“Foi bem legal dançar, gostei muito das outras apresentações e a minha também foi uma experiência incrível, tudo foi muito bom! Adorei a fantasia… ou melhor, o figurino. Minha professora foi a Viviane, e o musical foi Mamma Mia!. Ah, é tão bom se apresentar, tirar um monte de fotos, gravar vídeos, foi tudo tão lindo!”, contou Amanda, que entrou no projeto EducaDança no ano passado.
Iniciativa da Secretaria de Educação, por meio do programa Mais Futuro, o projeto foi criado em 2017 com o objetivo de oferecer gratuitamente o ensino de ballet clássico e jazz dance para crianças, adolescentes e jovens da cidade. Atualmente estão matriculados 833 alunos no projeto.
Fotos: Fabio Nunes Teixeira e Gezer Amorim/PMG