São Paulo — As estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) Piqueri e Vila Aurora, da linha 7-Rubi, e José Bonifácio, da linha 11-Coral, recebem o projeto “Unidade Móvel LGBTI+” nesta segunda-feira (26/8) e na terça-feira (27/8). A ação oferece atendimento especializado e informações sobre direitos LGBTI+ ao público em vans estacionadas em frente às três estações na cidade de São Paulo.
A iniciativa tem a finalidade de ampliar a divulgação de serviços de assistência social, jurídica, pedagógica e psicológica que são oferecidos gratuitamente ao público LGBTI+, além de ações permanentes de combate à homofobia e em favor do respeito à diversidade sexual.
Além disso, fará o encaminhamento, quando necessário, para atendimento nos Centros de Cidadania LGBTI+ da Prefeitura de São Paulo, que desenvolvem ações permanentes de combate à LGBTfobia e respeito à diversidade sexual.
Os equipamentos atuam a partir de dois eixos:
- Defesa dos direitos humanos: atendimento a vítimas de violência, preconceito e discriminação. Prestação de apoio jurídico, psicológico e de serviço social, com acompanhamento para realização de boletins de ocorrência e demais orientações;
- Promoção da cidadania LGBTI+: suporte e apoio aos serviços públicos municipais da região central, por meio de mediação de conflitos, palestras e sensibilização de servidores.
Além das sedes fixas, cinco unidades móveis como as que estarão nas estações nesta segunda e terça percorrem a cidade de São Paulo, com o objetivo de facilitar o acesso às políticas públicas da prefeitura ao público LGBTI+.
Confira os horários de atendimento em cada estação:
Estação Piqueri, da linha 7-Rubi da CPTM
Data: segunda-feira (26/8)
Horário: 11h às 16h
Estação José Bonifácio, da linha 11-Coral da CPTM
Data: segunda-feira (26/8)
Horário: 12h às 17h
Estação Vila Aurora, da linha 7-Rubi da CPTM
Data: Terça-feira (27/8)
Horário: 11h às 16h
Fonte: Oficial