São Paulo — O crescimento de Pablo Marçal (PRTB) nas mais recentes pesquisas de intenção de votos para a Prefeitura de São Paulo foi alavancado pelo seu desempenho com o público evangélico e bolsonarista, como mostra o último levantamento Datafolha.
De acordo com o instituto, o crescimento ajudou no desempenho do influencer no levantamento geral, publicado na tarde dessa quinta-feira (22/8). Nele, entre os votos gerais, Marçal apareceu tecnicamente empatado na liderança com o deputado Guilherme Boulos (PSol) e com o prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Em relação à pesquisa Datafolha anterior, publicada no dia 8 de agosto, Marçal cresceu de 18% para 30% nas intenções de votos entre os evangélicos e passou a liderar no seguimento.
Nesse grupo, na pesquisa do inicio do mês, o influencer estava tecnicamente empatado com Ricardo Nunes, antes com 26%. O atual prefeito caiu e, agora, está com 22% das intenções de voto. A margem de erro dos dois levantamentos no segmento é de seis pontos percentuais.
Em terceiro lugar na lista dos preferidos entre os evangélicos, está o apresentador José Luiz Datena (PSDB), que recebeu 14% das intenções — valor semelhante ao do levantamento anterior.
Guilherme Boulos (PSol), que antes havia recebido 11% das intenções entre os evangélicos, teve um leve crescimento, e agora está com 12%. O deputado federal pretende investir na ampliação de seu desempenho com o eleitor evangélico, e deverá realizar, na próxima segunda-feira (26/8), um encontro com representantes de diferentes segmentos do setor.
O Datafolha ouviu presencialmente 1.204 eleitores, e a pesquisa está registrada sob o número SP-08344/2024.
Transferência de votos
A pesquisa Datafolha também mostrou que Pablo Marçal (PRTB) ampliou sua popularidade entre os simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PT) e do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Apesar de as duas figuras estarem apoiando Ricardo Nunes (MDB) nas eleições municipais, Marçal ultrapassou o atual prefeito nas intenções de voto desse público.
Na pesquisa desta quinta-feira (22/8), 46% dos declarados bolsonaristas e 41% dos eleitores de Tarcísio disseram que irão votar em Marçal para prefeito. Já Nunes recebeu, respectivamente, 26% e 28% das intenções de voto.
O resultado, segundo o Datafolha, é indicativo da desidratação do emedebista com o eleitor de seus padrinhos políticos: na pesquisa do início do mês, o prefeito recebeu 37% das intenções de voto entre os bolsonaristas e 42% dos eleitores do governador.
A margem de erro é de cinco pontos percentuais para cima e para baixo para a pesquisa sobre bolsonaristas e apoiadores do Tarcísio de Freitas.
Católicos
Entre os católicos, os resultados do Datafolha indicam uma tendência de votos mais semelhante à registrada nas pesquisas feitas com toda a população. Ricardo Nunes (antes com 26%, agora com 24%) continua à frente nas intenções de voto, tecnicamente empatado com Guilherme Boulos (antes com 20%, agora com 23%).
Em seguida, aparece Pablo Marçal, que cresceu de 13% para 17%, e Datena se manteve em 13%. A margem de erro nesse recorte é de 5 pontos percentuais.
Voto por gênero
Entre as mulheres, Boulos mantém sua vantagem numérica, com a mesma porcentagem de 24% das intenções de voto da última pesquisa. Ele está novamente empatado tecnicamente com Nunes, que recebeu 20% (antes com 21%). Datena caiu de 14% para 11% das intenções, enquanto Marçal saltou de 8% para 15%.
O crescimento do influencer foi maior entre os homens, setor no qual ele passou a liderar as intenções de voto com 28%, à frente de Guilherme Boulos, com 22%, Ricardo Nunes, com 18%, e Datena, com 9%. A margem de erro é de 4 pontos percentuais.
Fonte: Oficial