São Paulo — A ex-atleta Mirian Neves, de 62 anos, espera por uma cirurgia que foi adiada quatro vezes pelo sistema de saúde de Santos, no litoral de São Paulo. Ela precisa de uma prótese no ombro esquerdo e diz estar com todos os exames pré-operatórios em dia.
O caso foi revelado pelo A Tribuna. Segundo o portal, em todas as ocasiões, dois dias antes, entraram em contato para cancelar a operação e reagendar a data.
“Me avisam sobre o cancelamento, vou ao médico para saber o que houve e é sempre a mesma desculpa. Não tem prótese”, ela relatou ao site.
Mirian, que competia como fisiculturista, precisa também de próteses no joelho. Nesse caso, conta que está bem mais longe do procedimento. “Estou na fila e, pelo o que me informaram, tem 320 pacientes na minha frente. Será que ainda vou estar andando quando chegar a minha vez? Ou será que estarei viva?”, questionou.
A ex-atleta também afirma que o máximo que consegue andar antes de parar são quatro quadras.
Mirian foi campeã paulista de tênis de mesa aos 10 anos de idade. No esporte, conquistou quatro títulos brasileiros.
Em 1986 passou a competir em campeonatos de fisiculturismo. A atleta foi quatro vezes campeã paulista e brasileira de fisiculturismo, nove vezes campeã paulista e brasileira de luta de braço e cinco vezes campeã paulista e brasileira de powerlifting (repetição de agachamento, supino e levantamento terra).
Em nota enviada ao Metrópoles, a Santa Casa de Santos não cita os quatro adiamentos. Segundo a instituição, o procedimento agendado para 22 de abril foi transferido porque a paciente teve pneumonia. “Sendo assim, a paciente foi orientada pela equipe médica quanto ao quadro clínico, novas abordagens e retorno em três meses, estando esse programado para o dia 30/07”, diz o texto.
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informou ao A Tribuna que não constam pendências de caráter estadual em nome da paciente na Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross).
Fonte: Oficial