A Fuvest anulou uma questão de Matemática da 1ª Fase do Vestibular 2026, realizada no último domingo (23/11). De acordo com o parecer da banca que elabora o vestibular, dentre as alternativas apresentadas, não existe uma correta. Então a questão acabou anulada.
Com a decisão, a pontuação da questão será atribuída a todos os candidatos presentes na prova, realizada em São Paulo.
Leia também
-
São Paulo
Vitor Roque é investigado por post homofóbico contra o São Paulo
-
São Paulo
Influenciador João do Grau é preso após operação no interior de SP
-
São Paulo
Justiça de São Paulo manda família indenizar babá menor de idade
-
São Paulo
Prefeitura pede à Justiça suspensão da liberação do mototáxi em SP
A questão anulada é a de número 3 do Caderno de Provas V1.
Veja a questão anulada da Fuvest
Em uma eleição para um conselho composto por 5 membros, existem 7 candidatos inscritos e um total de 35 eleitores. São eleitos os 5 candidatos com mais votos, sendo o critério de desempate a idade, isto é, se houver uma só vaga para dois candidatos que empataram em número de votos, o candidato mais velho é eleito e o mais novo, não. Aleph, que é o mais novo dentre todos os candidatos, está analisando quantos votos precisa para garantir sua eleição.
Sabendo que cada eleitor tem direito a votar em somente um candidato e que, geralmente, nessas eleições, um ou dois dos eleitores não comparecem para votar, pode-se afirmar:
- (A) Se um ou dois eleitores não comparecerem, Aleph será eleito se tiver pelo menos 5 votos.
- (B) Aleph não será eleito com 5 votos, mesmo que um ou dois eleitores não compareçam.
- (C) Caso dois eleitores não compareçam, Aleph precisará receber 5 votos para se eleger. Mas, se apenas um eleitor não comparecer, 5 votos não garantem sua eleição.
- (D) Na hipótese de dois eleitores não comparecerem, Aleph precisa que um dos eleitos tenha recebido 6 ou mais votos para que ele consiga se eleger com apenas 4 votos.
- (E) Na hipótese de apenas um dos eleitores não comparecer, Aleph precisa que dois dos eleitos tenham recebido 6 ou mais votos para que ele consiga se eleger com apenas 4 votos.
O gabarito retificado será divulgado nesta quarta-feira (26/11).
Fonte: www.metropoles.com

































