São Paulo — Um inquérito policial foi aberto para investigar o uso de inteligência artificial usada para adulterar a imagem e a voz do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos). Um vídeo falso que está circulando nas redes sociais induz a pessoa que assiste a cair em um golpe.
A fraude foi descoberta pelo sistema de inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SSP). A investigação tem o objetivo de identificar e responsabilizar os autores do crime cibernético.
O vídeo que circula nas redes sociais fala sobre uma determinação do Procon de São Paulo de uma multa a todas as bandeiras de cartão de crédito, obrigando-as a devolver um valor em dinheiro aos consumidores que fizeram compras com seus cartões. O golpe acontecia quando os usuários clicavam no link, que simulava um site do Procon, e forneciam informações pessoais e bancárias para receber o reembolso prometido.
A SSP ressaltou, em nota, que o Procon ou qualquer outro órgão do Governo de São Paulo “não promovem campanhas de cashback de compras de cartão de crédito”. A recomendação é que qualquer mensagem recebida sobre o tema seja denunciada para a polícia.
Fonte: Oficial