Três gotas em cada narina, quatro vezes ao dia — esse foi o simples protocolo que fez diferença no combate aos resfriados infantis, segundo um estudo da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido. Pesquisadores acompanharam mais de 400 crianças com até seis anos de idade e descobriram que o uso de gotas nasais de água salgada pode reduzir a duração do resfriado em até dois dias.
“O uso da solução salina, feita em casa com sal marinho, mostrou não apenas melhora mais rápida dos sintomas nas crianças, mas também menor disseminação do vírus entre familiares”, destacaram os autores do estudo.
A prática de usar água salgada como lavagem nasal é comum em países do sul da Ásia. Agora, ganha respaldo científico na medicina ocidental, especialmente no tratamento infantil. Cerca de 82% dos pais relataram melhora mais rápida nos filhos e 81% afirmaram que pretendem repetir o uso da solução em futuras infecções.
Outro dado promissor observado foi a redução da respiração ofegante, sintoma comum em resfriados. Apenas 5% das crianças tratadas com a solução apresentaram o problema, contra 19% do outro grupo.
Diante dos resultados, os cientistas já planejam novas pesquisas para avaliar o impacto das gotas salinas na prevenção de complicações respiratórias mais graves.