São Paulo — O Instituto de Responsabilidade Sírio-Libanês (IRSSL) vai assumir a gestão de três hospitais estaduais de São Paulo. O instituto, na figura de uma Organização Social de Saúde (OSS), foi selecionado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo após o processo de chamamento público.
Agora, o Sírio-Libanês ficará responsável pela administração dos hospitais gerais Vila Penteado e Taipas, na capital paulista, e também pelo novo Hospital Regional Rota dos Bandeirantes, em Barueri, na região metropolitana.
O acordo determina que a organização arque com os custos das unidades enquanto a administração estadual deve acompanhar o cumprimento das metas assistenciais, quantitativas e qualitativas, previstas no plano operativo de trabalho, bem como analisar a prestação de contas do IRSSL.
O governo entende que a parceria entre a secretaria e o Sírio-Libanês vai permitir a ampliação do número de leitos operacionais no hospital de Taipas, dos atuais 179 para 225, a partir do primeiro semestre de 2025. A unidade Vila Penteado deve saltar de 118 leitos para 159, no segundo semestre do próximo ano.
O Hospital Rota dos Bandeirantes deve ser inaugurado até o fim de 2024 e vai possuir 356 leitos, sendo 50 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Fonte: Oficial