São Paulo — Depois de dois dias sem fogo, o interior de São Paulo voltou a registrar focos de incêndio nesta terça-feira (27/8), em Batatais. Cerca de três ocorrências foram controladas na região.
Segundo apuração da Folha de S.Paulo, o Corpo de Bombeiros foi acionado para uma ocorrência dentro da floresta estadual, no quilômetro 50 da rodovia Altino Arantes, no trecho que liga Batatais a Altinópolis e para um ponto de incêndio no quilômetro 42 da mesma estrada. Um outro foco foi registrado próximo a uma fazenda.
A corporação atuou no incêndio perto da fazenda. Enquanto as brigadas da prefeitura, com caminhão-pipa, e da Usina de Batatais atuaram para combater o fogo na floresta. A Usina da Pedra, trabalhou para controlar o incêndio registrado no quilômetro 42 da Altino Arantes.
Ainda de acordo com o jornal, houve outros pontos de incêndio, mas sem gravidade. Nesse momento todos os focos já estão controlados.
Suspeitos detidos
Um morador de Jales, no interior de São Paulo, foi o sexto suspeito detido no estado após ter sido flagrado por uma câmera de segurança ao deixar a mata momentos antes de uma queimada ser iniciada. O registro aconteceu no domingo (25/8) e a autuação do homem, nessa segunda-feira (26/8).
Além das prisões, a Polícia Militar Ambiental aplicou mais de R$ 15 mil em multas em dois homens, em Porto Ferreira, no domingo. Após denúncia, os agentes foram ao local — uma área de preservação permanente — e identificaram diversas infrações ambientais, como lenhas em chamas para limpeza da vegetação.
Um dos infratores era proprietário de um sítio. Contra eles, foram registrados seis autos de infração ambiental.
O que diz o governo
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que o estado não identificou nenhuma ação coordenada, até a tarde dessa segunda-feira (26/8), nos mais de 3 mil focos de incêndio que atingiram cidades do interior paulista no mês de agosto.
Fonte: Oficial