São Paulo — Levantamento Ipec divulgado nessa terça-feira (29/8) mostra que o ex-prefeito de São José dos Campos Eduardo Cury (PL) e o atual chefe do Executivo, Anderson Farias (PSD), estão tecnicamente empatados na disputa pela prefeitura da cidade do Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Cury e Anderson receberam 29% e 23% das intenções de voto, respectivamente.
Em seguida, está o engenheiro Wagner Balieiro (PT), com 14% — tecnicamente empatado em terceiro lugar com o vereador Dr. Elton (União), que registrou 11%. O presidente nacional do PSTU, Toninho Ferreira, e o economista Wilson Cabral (PDT) tiveram 4% e 2%, respectivamente. A margem de erro é de três pontos percentuais para cima e para baixo.
Os dois líderes na pesquisa têm histórico na Prefeitura de São José dos Campos e recebem apoio de grandes nomes da política nacional. Eduardo Cury (PL) é deputado federal e foi prefeito da cidade por dois mandatos, entre 2005 e 2012. Ele é apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa eleitoral. Já Anderson Farias (PSD) é o atual prefeito da cidade e busca reeleição com apoio de Gilberto Kassab (PSD).
Confira o resultado da pesquisa estimulada:
- Eduardo Cury (PL): 29%
- Anderson Farias (PSD): 23%
- Wagner Balieiro (PT): 14%
- Dr Elton (União): 11%
- Toninho Ferreira (PSTU): 4%
- Prof Wilson Cabral (PDT): 2%
- Branco/Nulo: 8%
- Não sabe ou não respondeu: 10%
Além do cenário estimulado, quando os entrevistados são perguntados em quem eles votariam indicando os nomes do candidatos, o Ipec perguntou aos eleitores em quem eles votariam de forma espontânea. Neste cenário, Anderson (PSD) aparece à frente das intenções de votos, com 16%.
Confira o resultado da pesquisa espontânea:
- Anderson Farias (PSD): 16%
- Eduardo Cury (PL): 10%
- Wagner Balieiro (PT): 5%
- Dr Elton (União) 4%
- Toninho Ferreira (PSTU): 1%
- Prof Wilson Cabral (PDT): Não foi citado
- Outros: 4%
- Branco/nulo: 11%
- Não sabem/preferem não opinar: 49%
A pesquisa Ipec foi contratada pela TV Vanguarda e entrevistou 800 eleitores em São José dos Campos entre os dias 24 e 26 de agosto. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-02016/2024. O nível de confiança é de 95%.
Fonte: Oficial