O parlamentar italiano Angelo Bonelli, que teria ajudado na prisão de Carla Zambelli (PL), será homenageado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) com uma moção de aplausos de autoria do deputado estadual do PT, Paulo Fiorillo.
A homenagem foi protocolada nesta sexta-feira (1/8) e deve ser publicada no Diário Oficial do estado. Bonelli ficou conhecido após ter publicado em sua conta do X que foi ele quem informou à polícia italiana sobre o paradeiro de Zambelli, o que levou à sua prisão em um apartamento em Roma na última terça-feira (29/8).
Na justificativa para a homenagem, o Fiorillo defende que “ao informar às autoridades italianas o paradeiro da parlamentar condenada, Angelo Bonelli demonstrou elevado senso de responsabilidade institucional, compromisso com os valore democráticos e respeito à cooperação jurídica internacional”.
Prisão de Carla Zambelli
- Carla Zambelli (PL) foi presa nesta terça-feira (29/7) na Itália após sua localização ter sido denunciada à polícia pelo deputado italiano Angelo Bonelli.
- Em 17 de maio deste ano, ela havia sido condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão e à perda do mandato parlamentar por ter invadido o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
- Na época, os advogados da deputada protocolaram um recurso contra a decisão da Primeira Turma do STF argumentando que o processo foi feito com limitação no acesso às provas.
Em 3 de junho, contudo, Zambelli anunciou que havia deixado o Brasil, levando a sua equipe jurídica a abandonar o caso. - A fuga aconteceu enquanto a deputada aguardava, em liberdade, o julgamento do recurso na Suprema Corte. O passaporte dela estava liberado pelo Supremo e não tinha restrições a deslocamentos.
- Após a confirmação de que ela estava no exterior, a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou sua prisão preventiva.
- O pedido foi acatado pelo ministro Alexandre de Moraes que também determinou a inclusão de Zambelli na lista de procurados da Interpol, por meio da chamada “difusão vermelha”. Isso permitiu a sua prisão pela polícia italiana.
- Angelo Bonelli foi a primeira pessoa a anunciar a captura de Zambelli, o que foi posteriormente confirmado pelo Ministério da Justiça italiano.
Quem é Angelo Bonelli
Do espectro político da esquerda, Angelo Bonelli é ambientalista e filiado à sigla Europa Verde. A moção do deputado petista menciona a sua atuação em defesa da preservação da Amazônia e sua trajetória nas lutas socioambientais.
Bonelli iniciou sua trajetória na política local de Roma, foi eleito vereador do 13º distrito em 1990 e, posteriormente, serviu como presidente desse mesmo distrito de 1993 a 1994. Sua atuação se expandiu para a esfera regional no Lácio, onde ocupou os cargos de conselheiro e assessor regional para o meio ambiente. Em 2006, Bonelli foi eleito para a Câmara dos Deputados.
Fonte: www.metropoles.com