Você já deve conhecer o esquema: desde 2020, ano em que se aposentou, Jean Paul Gaultier vem convidando estilistas para desenvolverem as coleções de couture de sua marca homônima. Simone Rocha, Haider Ackermann, Glenn Martens (da Diesel) e Chitose Abe (da Sacai) foram alguns dos escolhidos. Para o inverno 2024, o enfant terrible francês selecionou Nicolas di Felice, atual diretor criativo da Courrèges.
“Vim de uma pequena vila onde não se encontrava revistas de moda. Mas Gaultier sempre foi conhecido por todos. Ele estava na televisão, nas lojas de perfume”, disse o designer ao WWD, na época da indicação, no começo de 2024.
A moda que o belga cria na marca francesa, desde 2020, é super jovem – muitos defendem que ele até reviveu a maison que fez história na década de 1960. Em poucos anos, levou as jaquetinhas e minissaias vinílicas da casa para o topo das wishlists das meninas mais descoladas. Há quem diga, porém, que só o corpo magro é valorizado nessa Courrèges de agora.
No desfile que rolou nessa quarta-feira (27.06), o minimalismo de Nicolas se mostrou nas passarelas da Jean Paul Gaultier por meio de peças longilíneas que muitas vezes cobriam o rosto e desciam até tocar o chão. Segundo o estilista, ele se inspirou em três coleções antigas da etiqueta: o verão 1999 e os invernos 1986 e 1989. Deles, ele destaca a lingerie, que é um dos códigos mais caros da marca, para transformar em vestidos levinhos, com as alças caídas na frente de forma que revelam bustiês.
O corset aparece retrabalhado de formas mais clássicas, sem muitas invencionices: no bustiê; nas amarrações nos cós das saias; em tops curtinhos assimétricos; e em vestidos transparentes estruturados. Esse processos de edição ajudam a entender o porquê de ele ser chamado por alguns de minimalista radical.
O gesto quase sexual de levar a mão a um bolso frontal, na região da pélvis, já havia aparecido no último desfile da Courrèges, alguns meses atrás. Isso faz com que a coleção pareça um dejavú. Mas, o vestido de noiva coberto de colchetes – aqueles fechos usados principalmente em sutiãs – se destaca como novidade no seu repertório e é uma dessas imagens que dão vontade de ver mais no trabalho de Nicolas di Felice.
Fonte: Oficial