Home Viajem/ Turismo Jericoacoara: Conselho Empresarial melhora saneamento

Jericoacoara: Conselho Empresarial melhora saneamento

3
0
Jericoacoara: Conselho Empresarial melhora saneamento

O Conselho Empresarial de Jericoacoara conquista avanços no saneamento básico e luta pelo cumprimento da Lei Plástico Zero na Vila


O Conselho Empresarial de Jericoacoara, que possui mais de 10 anos de atuação, resultado de uma evolução contínua de instituições anteriores, angariou nesse período importantes avanços nas condições de saneamento básico da Vila, fruto de uma aliança estratégica com diversos órgãos públicos e concessionárias. Esta conquista reflete um dos principais pilares do Conselho, o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da comunidade local.

Em um esforço contínuo, o Conselho alcançou significativas melhorias nas questões envolvendo água, luz e coleta seletiva de lixo através de uma iniciativa que envolveu a colaboração direta com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Enel, visando garantir melhores condições de vida para toda a comunidade habitante em Jericoacoara.

A parceria estabelecida com as concessionárias tem sido fundamental. O Conselho mantém salas de relacionamento com essas empresas, facilitando um canal direto de comunicação e resolução de questões relacionadas ao abastecimento de água e energia elétrica. Essas salas permitem um atendimento eficiente e personalizado, garantindo que as demandas da população sejam prontamente atendidas.

Além disso, o Conselho conta com a sala ‘Fale com o Lixo’, dedicada ao tratamento das questões de coleta de resíduos na Vila. Este espaço é essencial para coordenar ações junto aos responsáveis pelo recolhimento de lixo, promovendo uma gestão mais eficaz e sustentável dos resíduos sólidos.

Lei do Plástico Zero

Outro ponto de destaque é a luta do CEJ pela correta execução da Lei Plástico Zero, vigente em Jericoacoara desde setembro de 2023. Apesar de muitas vezes não seguida por todos, esta lei é fundamental para a preservação do meio ambiente local, e o Conselho não mede esforços para garantir seu cumprimento. De acordo com a Lei é proibida a entrada, comercialização e uso de recipientes e embalagens descartáveis de material plástico ou similares na Vila.

“Buscamos cobrar aos órgãos competentes uma forte fiscalização e execução da Lei nº 845/2023. E esperamos que através de campanhas de conscientização e fiscalização, haja uma minimização do uso de plásticos descartáveis, promovendo alternativas sustentáveis”, evidencia Sonia Cavalcante, vice-presidente do Conselho Empresarial de Jericoacoara.

“Estas conquistas são resultado de um esforço conjunto e demonstram a importância de parcerias estratégicas na busca por melhorias contínuas para nossa comunidade”, destaca Delphine Estevenet, presidente do Conselho Empresarial de Jericoacoara. “Continuaremos trabalhando arduamente para garantir que Jericoacoara seja um exemplo de sustentabilidade e qualidade de vida”, afirma.

A formação do Conselho em um parque nacional com a visibilidade de Jericoacoara é de tamanha importância e relevância para conseguir manter e continuar a construir um desenvolvimento sustentável para a Vila. O trabalho dos integrantes do CEJ pretende continuar em busca de parcerias e colaboração com órgãos estratégicos e comunidade local para cobrar uma participação ativa em ações de melhoria em saneamento básico e ambiental em prol do melhor para Jericoacoara.