Em busca de conquistar seu espaço no mercado brasileiro de veículos elétricos, a Lecar, nova montadora nacional de automóveis elétricos e híbridos, firmou parceria com a Horse, empresa especializada em sistemas de powertrain inovadores e de baixas emissões, para a produção de motores com a tecnologia Range Extender para o veículo de passeio Lecar 459 Hybrid, o primeiro da marca. A Lecar, inclusive, abriu uma lista de espera para aquisição do veículo (leia mais abaixo).
Previsto para ser lançado em 2026, o Lecar 459 Hybrid deve ser o primeiro veículo da Lecar, fundada pelo empresário brasileiro Flávio Figueiredo Assis. A Horse, inicialmente, fornecerá à montadora 12.000 unidades anuais de seus motores ‘HR10‘ de 1.0 litro e 3 cilindros, com a possibilidade de aumento de volume, conforme a demanda. Os motores HR10 são projetados para operar com gasolina e etanol.
“Para a Lecar, este acordo permite à marca utilizar o motor HR10 da HORSE para um EREV (Electric Range Extender Vehicle) de passageiros, após comprovado sucesso em soluções de Range Extender para veículos comerciais leves. Para a HORSE, este é um passo monumental no fornecimento de motores a combustão para Range Extenders para veículos de passageiros. Este acordo sinaliza nosso compromisso com o Brasil, um dos mercados automotivos mais potentes do mundo. Também destaca nosso compromisso com a inovação em EREVs, uma das categorias de veículos que mais cresce globalmente, e a nossa capacidade de apoiar marcas e OEMs no desenvolvimento de veículos elétricos e com motor a combustão”, destaca Matias Giannini, CEO da Horse Powertrain Limited.
O novo powertrain
Diferentemente dos veículos híbridos, o motor do Lecar 459 Hybrid não acionará diretamente as rodas do carro, mas sim fornecerá carga para a bateria do veículo por meio de um gerador elétrico a bordo. Essa tecnologia permite que o motor a combustão opere em seu estado de maior eficiência, minimizando o consumo de combustível e as emissões. Quando a bateria está totalmente carregada, o motor do EREV é automaticamente desligado.
Assim como os demais VEs, a bateria também pode ser carregada utilizando um carregador público ou uma fonte de energia doméstica. Quando utilizado com combustíveis de baixo carbono, como os flex, populares no mercado brasileiro, a pegada de carbono do EREV é comparável a um elétrico.
“A Horse foi o parceiro natural para o novo carro híbrido de passeio da Lecar. Nosso motor HR10, fabricado em Curitiba, para a tecnologia Range Extender, já equipa um veículo comercial leve, o que o torna uma tecnologia comprovada no mercado. Por isso, nos tornamos o fornecedor perfeito para a visão da Lecar. Este é um marco significativo para a Horse, que continua a cumprir sua estratégia de desenvolver soluções sob medida para cada mercado. Mais uma vez, demonstramos nossa liderança tecnológica e industrial, e estou extremamente orgulhoso das equipes da Horse em todo o mundo, que contribuíram para esse sucesso de engenharia e comercial”, reforça Patrice Haettel, CEO da Horse.
Lista de espera
A Lecar abriu uma lista de espera para a aquisição do modelo Lecar 459 Hybrid, que tem previsão de lançamento para 2026. Para adquirir seu veículo, basta apenas confirmar a compra mediante um sinal de R$ 1.300,00, e que já está disponível no site da montadora: e nos marketplaces Mercado Livre, Amazon, OLX, NetMotors e Webmotors.
“Disponibilizamos essa lista para termos mais controle sobre a grande demanda que estamos tendo e, sabendo onde estão nossos clientes, poderemos organizar nossa rede de concessionárias de forma assertiva e próxima, antecipando os pedidos de itens de personalização junto aos fornecedores, por exemplo”, destaca o fundador, Flávio Figueiredo Assis.
Na adesão à lista, o cliente já pode escolher alguns itens do carro, como cor e configuração de interior. Estes clientes também participarão de ações especiais, como mimos e brindes exclusivos, além de visitas a fornecedores e até a fábrica da Lecar, no Espírito Santo. “A adesão é uma experiência simples e sem burocracias, criada justamente para enriquecer a experiência de nossos futuros motoristas”, completa Assis.
Os primeiros mil clientes terão uma versão exclusiva “Founder Edition” e receberão uma pasta em couro, produzida pela JBS Couros, na mesma cor dos bancos do seu veículo. Eles também terão garantia do valor do carro na data de adesão à fila, que hoje é de R$ 147.900,00 e um canal exclusivo de informações sobre atualizações de todo o desenvolvimento da marca.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.
Fonte: Oficial