Home Noticias Líder do PCC: Justiça autoriza transferência de Tuta para prisão de SP

Líder do PCC: Justiça autoriza transferência de Tuta para prisão de SP

2
0

Marcos Roberto de Almeida, o “Tuta”, apontado como liderança do Primeiro Comando da Capital (PCC) nas ruas, até ser preso na Bolívia em 16 de maio, será transferido para a Penitenciária Regional de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, após autorização da Justiça.

Após ser capturado pela Polícia Federal (PF) no país vizinho, Tuta foi transferido para a Penitenciária Federal de Brasília por questões logísticas e de segurança, pelo prazo máximo de 90 dias – que se esgotaria apenas em 30 de agosto.

Prisão no fim de semana motivou ida à Brasília

  • Tuta foi levado à Penitenciária de Brasília pela PF, em caráter “excepcional e temporário”, após ser devolvido ao Brasil pela Bolívia.
  • De acordo com os autos, o líder do PCC foi levado para a unidade prisional somente porque no dia em que foi preso, uma sexta-feira, era dia de visitas na Penitenciária de Venceslau.
  • Para o poder público, o fato poderia atrapalhar a transferência de Tuta, “aumentando significativamente os riscos operacionais deste transporte, dada a importância do preso para a organização criminosa que ele integra”.
  • Na mesma unidade, em Brasília, está preso Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, apontado como líder máximo do PCC. Ele está há seis anos preso no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), sem previsão de transferência.

A transferência foi antecipada a pedido do Ministério Público de São Paulo (MPSP), requerimento que foi reforçado pela defesa do réu.

-- Anuncios Patrocinados --
Curso Automação sem Limites

Quando chegar em Presidente Venceslau, Tuta estará junto de outras lideranças do PCC reclusas na unidade, que é reduto da facção paulista. Em Brasília, ele estava “junto” de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, apontado pela Justiça como líder máximo do grupo criminoso. O réu está há seis anos no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), sem previsão de afrouxamento da pena.

 

 

Fonte: www.metropoles.com